PROCURE NESTE SITE
Mandrake HatLinux Mandrake(tm)  
NOTICIAS
- Do Mandrake
- Noticias Semanais do Linux
- Linux Today
- Linux Center
- Linux.com
O QUE E O MANDRAKE ?
- o conceito
- caracteristicas
- hardware suportado
- screenshots
- demo
- licenca
OBTENHA O SEU MANDRAKE!
- download gratis
- CDs baratos
- Edicao PowerPack
- computadores com o Mandrake
SUPORTE TECNICO
- mailling lists
- suporte
- registar
- atualizacao
- FAQ
- documentacao
DEVELOPER'S CORNER
- listas
- aplicacoes em RPM
- Lothar
- i18n
- CVS
VARIOS
- aplicacoes
- contacto
- quem somos?
- acerca deste website...
Linux Mandrake - O que e o Linux?
1 - Linux

Em 1991 Linus Torvalds, no tempo estudando em Helsinki, Finland, TuX the penguin - Author: Larry Wallcriou a primeira versao do Linux para seu uso pessoal. Este programa muito rudimentar foi criado com a intencao de correr no 386 PC da altura. Mas Linus Torvalds teve a excelente idea de o distribuir de "graca" e de involver todos aqueles que quizeram contribuir com o Linux. Gracas ao emergir da internet e ao surgir de uma nova comunidade de developers, e tambem gracas a existencia anterior do projecto Gnut (http://www.gnu.org) que comecou alguns anos antes, criado por Richard Stallman, O linux comecou a caminhada para se tornar, anos depois, num completo sistema operativo. O seu poder e incoparavel, a sua estabilidade e agora legendaria e e aprefeicoado todos os dias !

O Linux e distribuido por varias "distribuicoes" das quais a primeira foi chamada SLS ou Slackware (http://www.slackware.com) . Algumas distribuicoes sao pura e simplesmente comerciais como o Caldera Open Linux (http://www.caldera.com). Outras sao totalmente "Gratis" como o Debian (http://www.debian.org) . Entres as duas, e merecendo um destaque e o Red Hat Linux (http://www.redhat.com) que e uma distribuicao muito tentadora, principalemnte por causa da sua facilidade de instalacao.

2 - Software Gratis/Open Source

E imporatante saber que o Linux e somente a ponta do iceberg chamadoO GNU... "Free Software" (software gratis)(http://www.fsf.org) ou Open Source (http://www.opensource.org/osd.html).

As caracteristicas particulares do Open Source sao as seguintes: Podem ser re-destribuidos a sua vontade e sem custo, o codigo de base esta disponivel, e pode ser modificado por qualquer pessoa com alguma experiencia em programacao. Este conceito e utilizado principalmente por sistemas utilizadores da licenca GPL (General Public Licenc) (Licenca publica geral) embora estes nao sejam os unicos. Para alem do Linux, outra joia do Open Source Software e o programa chamado "Apache" (http://www.apache.org) , que e nao menos do que um servidor de web para a internet e reprsenta ja 50% do mercado no seu sector. A maioria do sftware que serve para fazer a internet trabalhar (em todos os niveis) e Software Open Source.

3 - O "K Desktop Environment"

Durante algum tempo, O Linux era utilizado somente com o "multi-window" sistema grafico herdado do sistema proprietario UNIXsup>tm. Totalamente baseado no sistema "X Window" e que sao chamados mwm, olwm, fvwm, afterstep. Mas em meados do fim de 1996, uma pequena equipe de developers juntados por Matthias Ettrich decidiram ir mais lonje e criar um verdadeiro desktop grafico, com funcoes como 'drag-and-drop', com tela integrada em HTML. Este programa chamado "K Desktop Environment" (http://www.kde.org) ou mais simplesmente KDE imediatamente teve grande sucesso dado a que a sua qualidade e imaculada. O KDE e o interface grafico instalado por defeito com o Mandrake

4 - Linux-Mandrake

Acerca da distribuicao Linux-Mandrake (http://www.linux-mandrake.com) , Foi criado com uma simples idea: Ofereced ao utilizador um sistema solido compativel com uma distribuicao que ja se provou boa e bem conecida (Red Hat) e simplificando-a ainda mais gracas ao uso so poderos sistema de desktop "KDE" para alem de um numero de melhoramentos e programas para que o utilizador nao tenha que perder horas procurando na internet pelos pacotes necessarios para trabalhar eficientemente e num ambiente "user-frienddly'. Nos tambem pensamos que o Mandrake e a distribuicao mais simples de instalar e configurar, e o meio mais rapido de comecar a utilizar o Linux. Olhando para o futuro, nos estamos convencidos que o seu novo sistema Linux vai lhe trazer muita satisfacao. Todavia, lembre-se que o Linux nem sempre e utilizado como outros bem conhecidos sistemas operativos, e que quando comecar provavelmente vai se assustar. Mas a partir do momento que voce descobre o poder fenomenal do Linux, entao voce vai aprecia-lo, a coerencia do sistema, a extraodianria e dinamica comunicacao com comunidades encontradas na internet, e tambem a filosofia do "Free Software" e a nova prespectiva intelectual que a mesma abre.

5 - Como comecar com o Linux ?

Nao e muito dificil: obtenha um CD do Linux (the Linux-Mandrake Edicao GPL ou a Edicao PowerPack for example) por exemplo e instale-o no seu PC! Voce pode inclusive manter o seu sistema operativo actual!: O Linux instala um leitor de a dual-boot que o deixa escolher qual o sistema operativo para comecar, toda a vez que voce liga o computador! Noranalmente um utilizador experiente consegue instalar e configurar o Mandrake em menos de meia hora ...


Modificado: Segunda, 21 Jun 02:44:34 CEST 1999
...volta para a pagina pricipal do Linux-Mandrake...

Linux e uma marca registado de Linus Torvalds. Mandrake e Linux-Mandrake sao marcas registadas de MandrakeSoft SA. Todas as outras marcas registadas sao propriedade dos respectivos donos.
Todo o conteudo destas paginas e imagens sao Copyright MandrakeSoft SA 1998, 1999.