UOL
Policiais do tempo são atração da Cartoon para fevereiro

da Disney Explora

Divulgação

Os heróis de "Esquadrão do Tempo"

Ursinhos cantores, seres encantados e florzinhas falantes estão "de férias" das telinhas nesta temporada. A tendência agora são desenhos cheios de ação e aventura, seja em uma viagem no tempo ou em competições de esportes radicais.

O mais "maluco" dessa nova leva de desenhos é "Esquadrão do Tempo", que estreou no Cartoon Network no dia 1º de fevereiro. Nele, o garoto Otto, o robô Larry e o oficial Abelardo são os responsáveis por preservar o passado para proteger o futuro. Não, eles não são funcionários de um museu; são conhecidos como os Policiais do Tempo e vivem no ano 100 milhões. O que acontece é que alguns acontecimentos do passado começaram a se modificar, alterando o tempo em que os personagens vivem.
Assim, os heróis têm missões como convencer Einstein a gostar mais de física do que de vender carros usados, por exemplo, e impedir os gregos de encher o Cavalo de Tróia com doces.

A história de "Esquadrão do Tempo" tem um começo, que será apresentado no primeiro episódio. Otto Lino, 8, é um garoto órfão e bastante inteligente, que vive com outras crianças em um orfanato, mas prefere ficar lendo livros de história a brincar no parquinho. A cruel diretora do lugar vive pegando no pé dele até que um dia, sem mais nem menos, dois seres muito estranhos aparecem de repente em seu quarto: são Larry e o agente Brito Abelardo, já atuantes como Policiais do Tempo. Perdidos, eles caem ali sem querer, mas quase matam Otto de susto. Depois de feitas as devidas apresentações, o menino fica bastante empolgado com o trabalho dos agentes e, como Larry e Abelardo sabem pouco sobre figuras do passado, convidam o garoto para integrar a equipe. Assim, Otto passa a morar no moderno supersatélite policial, de onde os Policiais do Tempo recebem seus chamados.

Segundo o criador de "Esquadrão do Tempo", Dave Wasson, a intenção do desenho é fazer o telespectador rir e não necessariamente aprender história. "Nós privilegiamos a piada mais do que os fatos. E se acabarmos ensinando alguém será por puro acidente", diz. Mas informações básicas sobre as personalidades e datas foram respeitadas.

Assim, se você nunca tiver ouvido falar antes de Freud, o pai da psicanálise, vai descobrir que ele viveu em Viena boa parte da vida, por exemplo, e desenvolveu grandes estudos sobre o comportamento humano. Por outro lado, no mesmo episódio, você vai morrer de rir com a situação criada por Wasson: Freud hipnotiza seus pacientes fazendo-os acreditar que são animais. Sem a ajuda dos Policiais do Tempo, o psicanalista não se dedicaria à interpretação dos sonhos.

E, a cada episódio, outras figuras históricas vão precisar da ajuda de Otto, Larry e Abelardo: o compositor Beethoven, envolvido com luta greco-romana; o pintor Leonardo Da Vinci, que virou bicho-grilo e adora tocar bongô; e até o mágico Houdini, que entra para a vida do crime.

"Esquadrão do Tempo", Cartoon Network.
Sexta às 19h, sábado às 10h e domingo às 18h.

FolhaShop
 Crianças
Submarino
Boneca Barbie - Super Ginasta
Uma das mais famosas bonecas do mundo em super oferta.
Mini Veículo Elétrico - Quadriciclo Corral T
Com duas marchas para frente e ré, vem com buzina e 2 rodas motoras.
Brinquedo Eletrônico - Urso Web Estrela 
Ele mexe a boca para contar histórias, cantar e brincar. Confira.
Saraiva
Ilha - Ra - Tim - Bum
Trilha Sonora
DVD Scooby-doo - Caçada Virtua
Divirta-se com esta aventura.
DVD A Tartaruga Manuelita
DVD A Tartaruga Manuelita
Shoptime
Ir-V
Muita diversão com Ir-V, o robozinho camarada!
Notebook
Aprenda brincando com o Notebook trilingüe.
Barbie
As meninas vão se divertir com Castelo pula-pula da Barbie

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.