Portal:Elvis Presley

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
(Atualizar Conteúdos)
A estátua de Elvis Presley em Memphis Elvis
Presley

Portal Elvis Presley
O Rei do Rock

Elvis Presley em Jailhouse Rock (1957)
Elvis Aaron Presley, mais conhecido pelo seu nome artístico Elvis Presley (1935–1977), foi um famoso músico e ator, nascido nos Estados Unidos da América, sendo mundialmente denominado "O Rei do Rock", também conhecido pela alcunha de "Elvis The Pelvis", apelido pelo qual ficou conhecido na década de 50 por sua maneira extravagante e ousada de dançar. Uma de suas maiores virtudes era a sua voz, devido ao seu alcance vocal, que atingia, segundo especialistas, notas musicais de difícil alcance para um cantor popular. A crítica especializada reconhece seu expressivo ganho, em extensão, com a maturidade; além de virtuoso senso rítmico, força interpretativa e um timbre de voz que o destacava entre os cantores populares, sendo avaliado como um dos maiores e por outros como o melhor cantor popular do século 20.

Acompanhado pelo guitarrista Scotty Moore e pelo baixista Bill Black, Presley foi um dos criadores do rockabilly, uma fusão de música country e rhythm and blues.

Elvis tornou-se um dos maiores ícones da cultura popular mundial do século XX. Trinta anos depois de morrer, Presley ainda é o artista solo detentor do maior número de "hits" nas paradas mundiais e também é o maior recordista mundial em vendas de discos em todos os tempos com mais de um bilhão e meio de discos vendidos em todo o mundo.

Cronologia

1935 : Nasce Elvis Presley.
1945 : Consegue o segundo lugar em um concurso para cantores.
1948 : Se muda com a família para Memphis.
1953 : Primeira gravação de forma amadora na Sun Records.
1954 : Começo do sucesso nacional, mudança da Sun Records para a RCA.
1956 : Começo do sucesso mundial, uma revolução cultural
1957 : Lançamento de Jailhouse Rock, um marco do rock n'roll.
1958 : Lançamento de King Creole. Serviço militar na Alemanha.
1960 : Volta da Alemanha. Participa do programa de Frank Sinatra. Lançamento do filme Flaming Star.
1961 : Três shows (Memphis e Hawaii) seus últimos até 1969. Lançamento do Blue Hawaii.
1962 : Lançamento de Kid Galahad e Follow That Dream.
1964 : Lançamento de Viva Las Vegas e Roustabout.
1967 : Lançamento de How Great Thou Art.
1968 : Programa especial na NBC, o primeiro acústico registrado em vídeo.
1970 : Documentário Elvis: That's the Way It Is.
1972 : Documentário Elvis on Tour.
1973 : Primeiro espetáculo de música via satélite, o Aloha from Hawaii.
1974 : Shows em Memphis depois de 13 anos gerando um disco.
1975 : Quebra o recorde de público para um artista solo até então.
1976 : Show em Pittsburgh e uma nítida piora em sua saúde.
1977 : Morre Elvis Presley, no dia 16 de agosto, em Graceland. Exibição do Elvis in Concert na CBS.
Artigos em destaque

Álbum

Love Me Tender é o nome da trilha sonora do filme de mesmo nome, que é o primeiro filme no qual Elvis Presley estreou na sua carreira cinematográfica. O álbum, em vez de ter sido lançado como um LP com a trilha sonora completa, foi lançado com apenas quatro canções, no formato de EP, como um single de sete polegadas em 45 rpm (compacto duplo), em novembro de 1956.

A canção Love Me Tender com certeza é uma das mais famosas de sua carreira, sendo lembrada até os dias de hoje. Na gravação da trilha sonora, Elvis não pode contar com sua banda tradicional, os Blue Moon Boys, como os três (Elvis, Bill Black e Scotty Moore) se chamavam, pois o estúdio não tinha contrato com eles e sim com outros músicos do estúdio cinematográfico da Fox.

Canção

Can't Help Falling In Love é uma canção do gênero romântico que fez parte da trilha sonora do filme Blue Hawaii de Elvis Presley. Foi lançada em 1961 no próprio álbum da trilha, como também, em single com Rock-A-Hula Baby no lado-B. É considerada uma das músicas românticas mais bonitas de todos os tempos, além da grande identificação que esta música possui com o nome de Elvis.

É uma versão de Plaisir d'Ámor do compositor francês de origem alemã Jean Paul Martini. Nos anos 70 foi utilizada como desfecho de quase todos os shows de Elvis. Nos anos 90 o grupo UB40 fez uma nova versão que se transformou em um grande sucesso. Em 2004, a banda espanhola de folk metal Mägo de Oz realizou uma adaptação dessa música em seu álbum Belfast, intitulada Todo Irá Bien.

Filme

Elvis Presley e Judy Tyler no filme Jailhouse Rock
Jailhouse Rock é o nome do terceiro filme de Elvis Presley de 1957, que tornou-se em um grande clássico da carreira do "rei do rock" e do próprio rock and roll no cinema. Este é o 2º filme de Elvis Presley da chamada "trilogia rebelde" que retratava Elvis como um jovem transgressor e incompreendido. Consolidada por King Creole, essa imagem teve seu início com o filme Loving You, que o retratava como um jovem talento em ascensão.

A cena do filme, que é considerada antológica, onde ele mostra um número de dança na prisão apresentando a canção título do filme, foi coreografada pelo próprio Elvis; muitos a consideram um dos primeiros video-clipes da história do rock.

No ano de 2004, Jailhouse Rock entrou para o "Registro Nacional de Filmes" (United States National Film Registry) dos EUA, sendo introduzido assim, na eternidade do cinema norte-americano, por sua relevância cultural.

Imagens em destaque
Elvis Presley (1954) Presidente Nixon e Elvis na Casa Branca (1970) Graceland Presley e Mahendra del Nepal (1960)
Elvis Presley (1954) Presidente Nixon e Elvis na Casa Branca (1970) Graceland Presley e Mahendra del Nepal (1960)
Tópicos
Elvis Presley
Guitarra de Elvis Presley
Como colaborar!
• Crie artigos relacionados ao Elvis Presley dando visibilidade ao assunto escolhido.
• Adicione imagens nos artigos.
• Melhore os artigos do Elvis Presley.
Este é um portal destacado. Clique aqui para mais informações.
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Colaboração
Imprimir/exportar
Ferramentas
Noutras línguas