Portal:Astecas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Portal em construção

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas por tema · Glossários · Índice A-Z

(Atualizar Conteúdos)
Bem-vindo(a)
ao portal dos
Astecas
Cipactli Ehecatl Calli Cuetzpalin Coatl Miquiztli Mazatl
Tochtli Atl Itzcuintli Ozomahtli Malinalli Acatl Ocelotl
Cuauhtli Cozcacuauhtli Ollin Tecpatl Quiahuitl Xochitl Cipactli
Este portal pretende reunir conteúdos relacionados à civilização asteca.
Página de categoria Categoria | Commons Imagens
Comentários na página de discussão.


Information.svg

Introdução

Os astecas ou aztecas (também conhecido por mexicas e tenochnas) foram um povo ameríndio que habitou a região da Mesoamérica, correspondente a parte do México e da América Central, entre os séculos XII e XVI. O império asteca era formado por um conjunto de etnias indígenas que possuíam um idioma comum, o náuatle. Ao lado dos maias e dos incas, a civilização mexica figura entre as principais do período pré-colombiano. Apesar de não se auto-denominarem astecas, o nome foi dado pois acredita-se que a maioria das tribos era oriunda de Aztlán.

Os astecas alcançaram um alto nível de desenvolvimento da astronomia e da engenharia, além de terem elaborado um complexo sistema de medição do tempo baseados em vários calendários e um sistema hieroglífico de escrita. A religião asteca era politeísta e incluía sacrifícios humanos; as divindades dos povos conquistados eram incorporadas ao seu panteão.

Text-x-generic with pencil-2.svg

Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os conteúdos relacionados à civilização asteca na Wikipédia! Você pode colaborar de diversas formas: criando novas páginas, expandindo as já existentes ou traduzindo conteúdos de wikis em outros idiomas.

Digite um tópico ou palavra-chave na caixa abaixo e clique no botão para criar ou editar uma página:

Ajude a wikipédia:


HSutvald2.svg

Artigo destacado

Quetzalcoatl.svg

Quetzalcóatl (náuatle clássico[ketsaɬˈko.aːtɬ]) é uma divindade das culturas mesoamericanas, cultuado especialmente pelos astecas e pelos toltecas, e identificado por alguns pesquisadores como a principal deidade do panteão centro-mexicano pré-colombiano. Seu nome significa "serpente emplumada" (de quetzal, nome comum do Pharomachrus mocinno, e cóatl, serpente). Os astecas incorporaram esta deidade em sua chegada ao vale do México, no entanto modificaram seu culto, eliminando algumas partes, como a proibição dos sacrifícios humanos. Especula-se que esta deidade provenha da cultura olmeca, no entanto sua primeira aparição inequívoca ocorreu em Teotihuacan.

HSBild.svg

Imagem destacada

Tlatelolco Marketplace.JPG
Representação de Tlatelolco, o maior mercado asteca, localizado nos subúrbios de Tenochtitlan (Museu Field de História Natural, Chicago).

Wikimedia-logo-circle.svg

Outros projetos

HSVissteduatt.svg

Sabia que...

...na época dos primeiros contatos com os europeus, o império asteca se estendia por uma superfície de mais de 200 mil km2 e tinha uma população de cinco a seis milhões de habitantes?

...o imperador Moctezuma II acolheu amistosamente os espanhóis por crer que Hernán Cortés fosse a encarnação do deus Quetzalcóatl, cuja chegada havia sido anunciada por profecias?

Wikimedia-logo-circle.svg

Outros projetos

A Wikipédia existe graças à Wikimedia Foundation, entidade sem fins lucrativos que gere projetos em diversos idiomas e de conteúdo livre:

Crystal Clear action configure.png

Tarefas

Recarregue o conteúdo desta página