Portal:Benim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas por tema · Glossários · Índice A-Z

Cartella viola.jpg
Brosen windrose-fr.svg
ver    
Bandeira do Benin
Brasão do Benin
Location on the world map

Benim, oficialmente República do Benim, é um país na África Ocidental. Faz fronteira com Togo a oeste, Nigéria ao leste e Burkina Faso e Níger ao norte; seu pequeno litoral ao sul leva para o Golfo do Benim.

Seu tamanho é um pouco mais 110000 km2 witcom uma população de quase 8,5 milhões. ISua capital é a cidade de Porto-Novo fundada pelos Yorubas mas a sede do governo é a cidade Fon de Cotonou.

Um governo democrático entre 1960 e 1972 foi seguido por uma auto-proclamada "Marxista-Leninista "ditadura entre 1972 e 1991, que era altamente repressiva e levou a um colapso econômico. Eleições multipartidárias tiveram lugar desde 1991. Cerca de um terço da população vive abaixo da linha de pobreza internacional de $1,25 por dia. Principais fontes de renda são agricultura de subsistência e algodão.


Cartella viola.jpg
Nuvola filesystems services.png
ver    
Abomey em 2006

Abomey é uma cidade do departamento Zou do Benim, antigamente a capital do antigo Reino de Daomé. População: 59 672 (2002). O reino foi estabelecido em 1625. Os palácios reais de Abomey são um grupo de estruturas de argila construídas pelo povo Fon entre meados dos séculos 17 e 19. Um dos mais famosos e historicamente significativos sítios tradicionais na África Ocidental, os palácios formam um dos Património Mundial da UNESCO.

A cidade era rodeada por uma muralha de argila com uma circunferência estimada em seis milhas (Enciclopédia Britânica, 1911), atravessada por seis portões, e protegida por uma vala de cinco pés de profundidade, preenchida com um denso crescimento da espinhosa acácia, a habitual defesa das fortalezas da África Ocidental. Dentro das muralhas aldeias foram separadas por áreas, vários palácios reais, um mercado local e uma grande praça que continham as barracas. Em novembro de 1892, Behanzin, o último rei independente que reinou o Daomé, sendo derrotado por forças coloniais francesas, ateou fogo em Abomey e fugiu em direção ao norte.

A Administração colonial francesa reconstruiu a vila e uniu-a à costa por uma estrada de ferro.

Cartella viola.jpg
Nuvola apps kontact.png
ver    
Dom Bernardin, celebrando o sacramento da Confirmação, em San Fiorano, Itália.

Dom Bernardin Gantin (Toffo, Benin, 8 de maio de 1922 - Paris, 13 de maio de 2008) Foi um sacerdote católico, Arcebispo, Cardeal e Decano do Colégio Cardinalício da Igreja Católica.

Foi ordenado sacerdote em 14 de janeiro de 1951 em Ouidah pelo arcebipo Louis Parisot. Por dois anos ensinou línguas no seminário maior da Ouidar, dedicado a Santa Joana d'Arc. Foi licenciado em teologia e direito canônico pela Universidade Lateranense, estudou no Ateneu da Propaganda Fide e era aluno do Colégio Urbano, enquanto se preparava para a tese em direito, foi eleito bispo Titular de "Tipasa in Mauretania" e Auxiliar de Cotonou em 11 de dezembro de 1956 e ordenado bispo, aos 34 anos em 3 de fevereiro de 1957 pelo Cardeal Eugène Tisserant, então decano do Sacro Colégio, na capela do Colégio da Propaganda Fide. Adotou como lema episcopal In tuo sancto sevitio.

Cartella viola.jpg
Nuvola filesystems camera.png
ver    
The Door of No Return in Ouidah, November 2007.jpg
A Porta do Não Retorno, um Patrimônio Mundial da UNESCO, em Ouidah, Benin.
Cartella viola.jpg
Nuvola apps kate.png
ver    
Cartella viola.jpg
Nuvola apps bad kcontrol.png
ver    

Portal:Benim/Colabore

Cartella viola.jpg
Nuvola apps kdmconfig.png
ver    
Predefinições
Infobox
Ligações
Portal A Wikipédia possui o
Portal do Benim
Cartella viola.jpg
Nuvola apps bookcase.png
ver    
Cartella viola.jpg
Portal.svg
ver