Bandeira da Organização dos Estados Americanos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bandeira da Organização dos Estados Americanos
Bandeira da Organização dos Estados Americanos
Proporção 2:3 ou 3:5
Descrição Um emblema no centro da bandeira em um fundo azul.
Tipo Internacional


A Bandeira da Organização dos Estados Americanos é um dos símbolos oficiais da Organização dos Estados Americanos (OEA). Foi adotada em 1965, tendo sido modificada diversas vezes a medida que novos membros associaram-se à OEA.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Seu desenho consiste em um retângulo de fundo azul com um círculo branco, orlado em ouro, no seu centro. Inserido neste círculo está o escudo da organização que consiste em um agrupamento das bandeiras de todos os estados membros, que são atualmente 35, hasteadas em mastro na cor ouro. A ordem das bandeiras está dada pela ordem alfabética na língua espanhola, começando com Antígua e Barbuda na parte inferior esquerda, seguindo no sentido horário até a Venezuela na parte inferior direita.

Novos países-membros[editar | editar código-fonte]

Todas as 35 nações independentes da América são membros da OEA, portanto têm suas bandeiras representadas na bandeira da organização. Após a fundação, em 5 de maio de 1948, havia 21 membros:

A expansão posterior da OEA inclui as nações recém-independentes do Caribe (a maioria dos quais só obteve a independência após a II Guerra Mundial) e Canadá. Membros com datas de admissão posterior (ordenados em ordem cronológica):

Referências

  1. Suspenso entre 1962–2009. Optou por não renovar o pedido de participação.
  2. Suspenso em 2009.
Ícone de esboço Este artigo sobre vexilologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.