Bicameralismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
  Nações com legislaturas bicamarais
  Nações com legislaturas unicamarais
  Nações sem qualquer legislatura
  Sem dados
As duas câmaras do Congresso Nacional do Brasil.

Bicameralismo é a prática política em que a legislatura de um país é dividida em duas câmaras (ou casas). Um parlamento bicameral ou congresso bicameral é uma herança da noção de "governo misto" que remonta à Antiguidade Clássica.

Na maioria dos casos, os parlamentos bicamerais são divididos em câmara baixa (normalmente a câmara dos deputados ou de representantes) e câmara alta (senado).

História[editar | editar código-fonte]

O surgimento do bicameralismo remonta à Idade Média, onde as casas legislativas eram divididas de forma a representar o povo (os comuns) que seria a câmara baixa, e a aristocracia que seria a câmara alta, onde a câmara alta tinha poderes superiores a da câmara baixa. Após o iluminismo, os poderes das duas câmaras passaram a ser mais equilibrados, ou passaram a se completarem entre si.

Regionalmente[editar | editar código-fonte]

Capitólio do Texas, exemplo de bicameralismo a nível estadual.

Regionalmente, legislaturas bicamerais são pouco comuns, elas existem em todos os estados dos Estados Unidos exceto Nebrasca, em todos os estados da Austrália exceto Queensland, em todos os estados da Alemanha exceto a Baviera. Também estão presentes em alguns estados da Índia e da Argentina e em algumas repúblicas da Rússia. O Brasil aboliu o bicameralismo estadual durante o Estado Novo.

Alguns países com parlamentos bicamerais[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre política é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.