Maracatu (ritmo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Maracatu é um ritmo musical, dança e ritual de sincretismo religioso cristão com as crenças africanas com origem no estado de Pernambuco. Conforme o "Baque" ou batida, existem dois tipos: Baque virado (Maracatu Nação) e Baque Solto (Maracatu rural). O primeiro é bastante comum na capital e RMR; já o segundo é característico da cidade de Nazaré da Mata (Zona da mata norte de Pernambuco).

É caracterizado pelo uso predominante de instrumentos de percussão de origem africana. Com o ritmo intenso e frenético, teve origem nas congadas, cerimônias de coroação dos reis e rainhas da Nação negra.

Na percussão chama-se a atenção os grandes tambores, chamados alfaias que são tocados com talabartes (baquetas especiais para o instrumento). Estes dão o ritmo ou o baque da música e são acompanhados pelos caixas ou taróis, ganzás e um gonguê ou agogô.

Há poucos anos houve um movimento de reação sócio-cultural em Recife que fundiu o ritmo maracatu com a influência da música eletrônica. Assim surgiu o movimento Mangue Beat, criado por Chico Science, um maracatu moderno. Outras referências são a Nação Zumbi, entre outros seguidores do movimento.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]