Terra Networks

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Portal Terra)
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde agosto de 2015). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Terra
Terra Networks S.A.[1]
Página inicial da versão brasileira do provedor (8 de outubro de 2011)
Gênero Portal e provedor de internet
Cadastro Público e pago.
País de origem Flag of Spain.svg Espanha,  Brasil
Idiomas Diversos
Lançamento 1999
Número de acessos Baixa 2113[1]
Posição no Alexa Aumento 16 (Brasil)[1]
Baixa 673 (Mundo)[1]
Proprietário Telefónica
Página oficial www.terra.com.br

Terra Networks é uma empresa multinacional de Internet. Faz parte da empresa espanhola Telefónica e atua como provedor de conteúdo, serviços de internet e acesso à internet.

O Terra transforma informação, serviço e entretenimento em inspiração e oportunidades para a vida das pessoas, através de nossos serviços, produtos e conteúdo para múltiplas telas. 

Fundado em 1999 como provedor de acesso e portal de notícias, o Terra sempre esteve em busca de inovação, acreditando que quanto mais ampliado o mundo de cada pessoa, mais cheia de oportunidade fica a vida das pessoas. Neste sentido, foi a primeira empresa de internet a levar seus conteúdos para os celulares, TVs conectadas e para as redes de Digital Out of Home. Também lançou de forma pioneira serviços para empresas, soluções de segurança (Antispam, Antivírus) e de entretenimento (Música e Vídeos). Em coberturas inovou ao ser a primeira empresa de Internet da região ao transmitir ao vivo a Copa do Mundo da Alemanha, em 2006, as Olimpíadas de Beijing, em 2008, e transmitir, em 36 canais simultâneos, os jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

História[editar | editar código-fonte]

Em 1987, em Porto Alegre, a Nutec Informática S/A foi fundada. A empresa atuava com automação de escritórios em ambiente Unix. Em sua segunda fase, tornou-se revendedora de softwares e integradora de sistemas. Após anos investindo no mercado de TI e automação comercial, o contato com as universidades americanas deram origem a uma nova empresa, a NutecNet.

Em setembro de 1995, a Nutec criou a NutecNet, visando ingressar no mercado da internet. Seu modelo de negócios permitiu uma expansão de sua rede através de franquias. Neste momento, a empresa visou não apenas o ambiente corporativo, mas também o do usuário comum. Em outubro de 1995, a Nutec entrou no mercado de internet e se tornou o provedor NutecNet. O advento da internet permitiu que a NutecNet ampliasse suas ações para o mercado de varejo. A empresa cresceu e foi adquirida pelo Grupo RBS em 1996. Em dezembro deste ano, o canal ZAZ foi criado. No entanto, a empresa mantinha o nome NutecNet. Em 20 de março de 1998, a marca ZAZ assimilou a marca NutecNet, tornando-se tanto ISP (Internet Service Provider) como ICP (Internet Content Provider). Com isso foi criado o Canal Interativo ZAZ, sendo este um dos primeiros canais de entretenimento e lazer no Brasil. Ainda assim, a marca NutecNet era mantida como ISP.

Em fevereiro de 2000, o ZAZ foi adquirido pelo grupo Telefonica, substituindo a marca para Terra. Em maio do mesmo ano, a Terra Networks e a Lycos Inc se uniram em um acordo, criando a Terra Lycos. Com isto, a empresa se tornou uma das redes mais populares das internet no mundo.

Esta parceria se encerrou em 2004, quando a Daum Communications, um portal da Coréia do Sul, adquiriu a subsidiária norte-americana Lycos. O portal em espanhol nos EUA se mantém sob o domínio do Terra e tem foco no público hispânico.

O Terra é considerada a maior empresa latino-americana de mídia online. O portal está presente em 17 países latinoamericanos - Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela - e também nos Estados Unidos. Por seus portais, passam mensalmente cerca de 70 milhões de pessoas, segundo dados da comScore. Em 2011, o Terra foi eleito pela primeira vez como uma das 100 melhores empresas para se trabalhar, segundo pesquisa do Instituto Great Place to Work.

Baseado no tripé Notícias-Entretenimento-Esportes, fazem parte do Terra canais como o Sonora - um dos maiores canais de música digital por assinatura do mundo - e o Terra TV - igualmente um dos maiores canais de streaming de conteúdo profissional de vídeo e séries da internet.

Em 2010 o Terra passa a apoiar a fundação WikiMedia. http://www.terra.com.br/

Em sua declaração oficial:

"Terra orgulhosamente apoia a Fundação Wikimedia. Você também pode ajudar produzindo e distribuindo conteúdo livre e disseminando conhecimento.".

Referências

  1. a b c d Terra.com.br Site Info (em inglês) Alexa. Visitado em 26 de maio de 2012. "Para visualizar a razão social clique na aba "Contact Info". Para visualizar o número de "pageviews", vá à aba "Traffic Stats". Esses dados correspondem a soma de visualização da página em 7 dias."

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre Internet é um esboço relacionado ao Projeto Internet. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.