Araranguá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Município de Araranguá
"Cidade das Avenidas"
Bandeira de Araranguá
Brasão de Araranguá
Bandeira Brasão
Hino
Aniversário 3 de abril
Fundação 3 de abril de 1880 (135 anos)
Gentílico araranguaense
Lema "Araranguá acima de tudo"
Prefeito(a) Sandro Maciel (PT)
(2013–2016)
Localização
Localização de Araranguá
Localização de Araranguá em Santa Catarina
Araranguá está localizado em: Brasil
Araranguá
Localização de Araranguá no Brasil
28° 56' 06" S 49° 29' 09" O28° 56' 06" S 49° 29' 09" O
Unidade federativa  Santa Catarina
Mesorregião Sul Catarinense IBGE/2008 [1]
Microrregião Araranguá IBGE/2008 [1]
Região metropolitana Criciúma
Municípios limítrofes Içara, Criciúma, Maracajá, Meleiro, Turvo, Ermo, Sombrio, Balneário Gaivota, Balneário Arroio do Silva e Balneário Rincão
Distância até a capital 215 km
Características geográficas
Área 303,799 km² (BR: 3405º)[2]
População 64 405 hab. Censo IBGE/2010[3]
Densidade 212 hab./km²
Altitude 13 m
Clima temperado
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH-M 0,76 alto PNUD/2010[4]
PIB R$ 1 039 478 00 mil IBGE/2008[5]
PIB per capita R$ 11 877,47 IBGE/2008[5]
Página oficial
Prefeitura http://www.ararangua.sc.gov.br/

Araranguá é um município brasileiro litorâneo do extremo sul do estado de Santa Catarina. Desmembrado de Laguna, foi elevado à categoria de município em 3 de abril de 1880, cuja instalação se deu em fevereiro de 1883.

Localiza-se a uma latitude 28º56'05" sul e a uma longitude 49º29'09" oeste, estando a uma altitude de 13 metros. Possui uma área de 298,42 km² e sua população estimada em 2010 era de 61 339 habitantes. É uma das cidades mais prósperas do Sul catarinense.

O município é cortado pelo Rio Araranguá e se divide em duas áreas distintas: O Centro e suas proximidades, próximo a BR-101, com largas avenidas e comércio intenso, e o litoral, dotado de natureza privilegiada, o que faz a cidade ser conhecida por suas belezas naturais.

O principal cartão-postal da cidade é o balneário de Morro dos Conventos, distante 10 km do Centro, com praia, dunas, furnas e a foz do Rio Araranguá. A cidade também é privilegiada pela presença de lagoas bem estruturadas para banho e a prática de camping.

História[editar | editar código-fonte]

Origens e povoamento[editar | editar código-fonte]

Nos primeiros anos do século XIX, os primeiros homens honestos foram estabelecidos no município. Eram procedentes de Laguna. Foram inicialmente fixados na região próxima à desembocadura do rio Araranguá, formoso, calmo e fecundante curso de água. Com o passar dos anos, subiram o vale e ocorreu o surgimento das habitações primitivas, no lugar onde é hoje a sede municipal, exatamente a praça Hercílio Luz dos dias atuais.[6]

Os fatos históricos que se relacionam com a conhecida Revolução Farroupilha, deram sua contribuição, ao qual é mencionado, para aumentar a sua população, pela qual, nas últimas cinco décadas do século XIX, foram recebidos imigrantes que vieram da Europa, em sua maioria, vindos da Itália.[6]

Formação administrativa e história recente[editar | editar código-fonte]

No passado, era chamado de Campinas do Sul. O município passou a chamar-se Araranguá quando foi elevado à categoria de município, em 3 de abril de 1880, por meio da Lei Provincial nº 901. O novo município foi instalado em 28 de fevereiro de 1883. Desmembrou-se do município de Tubarão. Sua área é de 303,799 km² e é pertencente à Mesorregião do Sul Catarinense e à microrregião homônima.[6]

O município é destacado (muito vasto no passado) por ser agricolamente muito produtivo e por ser um criador de gado. Araranguá tem orgulho de ser possuidor de um dos mais visitados atrativos turísticos do estado: o Morro dos Conventos, colina pouco elevada (mais de 60 metros de altitude) juntamente ao balneário e perto da desembocadura do rio Araranguá, no qual foi construída a conhecida cidade praiana.[6]

Turismo[editar | editar código-fonte]

O principal destino turistico da cidade é o balneário de Morro dos Conventos. A cidade possui um importante penhasco localizado nessa região. Ele é encimado por um farol da Marinha e um mirante e atrai grande quantidade de turistas para visitação e prática de vários esportes. Abaixo dele se encontra as famosas dunas que são conhecidas pela diversão e lazer de crianças e adultos e as belas praias araranguaenses.

A barragem entre o Rio Araranguá, que vem desde o centro da cidade até a comunidade de ilhas, e o Oceano Atlântico, é conhecida em todo o Vale e atrai muitos turistas. A comunidade de Ilhas é conhecida pelas riquezas naturais exibidas logo na sua chegada e pelo valorizado artesanato feito por moradores da localidade. Esse ponto é um dos pricipais alvos dos pescadores e turistas que desejam apreciar as maiores riquezas que a cidade tem a oferecer.

A cidade também possui lagoas muito bem estruturadas para banho e a prática de camping. As lagoas araranguaenses são uma boa opção para quem busca descanso e tranquilidade. Na lagoa da Serra, com 9 km² de águas mornas e azuis, é possível encontrar lebres, quero-queros, marrecos, garças e inúmeras variedades de peixes. Além dessa, o município conta ainda com as lagoas dos Bichos, do Cortado, Dourada, Mãe Luzia e do Caverá, compondo um sistema ecológico de rara beleza.

Bairros e Distritos do Município[editar | editar código-fonte]

Bairros: Alto Feliz, Arapongas, Balneário Ilhas, Barra do Jundiá, Barra Velha, Barranca, Barro Vermelho, Campinho, Campo Verde, Canivete, Canjiquinha, Caverazinho, Centro, Cidade Alta, Coloninha, Divinéia, Espigão da Pedra, Forquilha Grande, Fundo do Cedro, Fundo Grande, Itoupaba, Jardim Aeroporto, Jardim Cibeli, Jardim das Avenidas, Jardim Los Angeles, Lagoa do Caverá, Lagoa Mãe Luzia, Lagoão, Loteamento Praia do Paiquerê, Manhoso, Mato Alto, Moradas do Sol, Morro Agudo, Morro do Pronto, Nova Divinéia, Operária, Parque Alvorada, Polícia Rodoviária, Pontão, Ranchinho, Rio dos Anjos, Rio dos Porcos, Sanga da Areia, Sanga da Canga, Sanga da Toca I, Sanga da Toca II, Sanga do Marco, Sanga Grande, Sanga Negra, Santa Bárbara, Santa Catarina, Santa Rita, Santa Rosa de Lima, Sangradouro, São Luís, Soares, Taquaruçu, Urussanguinha, Vila São José, Vila Verde, Vista Alegre, Volta Curta e Volta do Silveira.

Distritos: Balneário Morro dos Conventos, Hercílio Luz e Sanga da Toca.

Araranguaenses famosos[editar | editar código-fonte]

Esporte[editar | editar código-fonte]

No futebol Araranguá teve seis clubes profissionais, em épocas distintas[7] , na ordem cronológica:

  • Fronteira Football Club (FFC) (anos 1920);
  • Campinas Football Club (CFC) (anos 1930);
  • Associação Atlética Barriga Verde de Araranguá (AABVA) (anos 1940);
  • "Grêmio Esportivo Araranguaense" (GEA) (anos 1950 e 1960);
  • "Grêmio Fronteira" (anos 1970);
  • "Araranguá Esporte Clube" (AEC) (atual).

Transporte[editar | editar código-fonte]

Na área de transporte urbano, Araranguá, é atendida pela Viação Cidade Ltda, que atua em toda Araranguá, e pertence á Empresa União. No transporte intermunicipal (rodoviário), a cidade é atendida pelas:

Empresa União de Transportes (com sede na cidade)

Empresa União Cascavel de Transporte e Turismo (com sede em Cascavel/PR)

Viação Pluma Internacional (com sede em Curitiba/PR)

Comunicações[editar | editar código-fonte]

Araranguá é sede de um canal de televisão local (ARTV/TV Brasil) e também possui estações repetidoras dos principais canais de TV de Santa Catarina: RBS TV Criciúma (Afiliada da Rede Globo), TV Bandeirantes Santa Catarina e RIC TV (Afiliada á Rede Record)

Araranguá é sede de várias rádios, entre elas, a Transamérica Hits Araranguá (Afiliada da Transamérica Hits) e a Rádio Araranguá AM 1290. Além disso, as rádios de Criciúma e Tubarão também tem alcance na cidade e podem ser ouvidas em Araranguá. Entre elas estão a Montecarlo FM 90.3, a Atlântida Criciúma (Pertencente a Rede Atlântida) e a Rádio Eldorado AM 570.

Referências

  1. a b Divisão Territorial do Brasil Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Visitado em 11 de outubro de 2008.
  2. IBGE (10 out. 2002). Área territorial oficial Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Visitado em 5 dez. 2010.
  3. Censo Populacional 2010 Censo Populacional 2010 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de novembro de 2010). Visitado em 11 de dezembro de 2010.
  4. Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil Atlas do Desenvolvimento Humano Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2010). Visitado em 15 de fevereiro de 2014.
  5. a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Visitado em 11 dez. 2010.
  6. a b c d El-Khatib, Faissal. História de Santa Catarina. Curitiba: Grafipar, 1970. p. 15. vol. 4.
  7. Adalberto Kluser. Curiosidades e Recordes do Futebol Catarinense – Parte 7. Visitado em 11 de agosto de 2013.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Araranguá