Bezerros

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Município de Bezerros
Bandeira desconhecida
Brasão de Bezerros
Bandeira desconhecida Brasão
Hino
Aniversário 18 de maio
Fundação 20 de maio de 1870
Gentílico bezerrense
Prefeito(a) Severino Otávio Raposo Monteiro (Branquinho) (PSB)
(2013–2016)
Localização
Localização de Bezerros
Localização de Bezerros em Pernambuco
Bezerros está localizado em: Brasil
Bezerros
Localização de Bezerros no Brasil
08° 53' 24" S 36° 29' 34" O08° 53' 24" S 36° 29' 34" O
Unidade federativa  Pernambuco
Mesorregião Agreste Pernambucano IBGE/2008 [1]
Microrregião Vale do Ipojuca IBGE/2008 [1]
Municípios limítrofes Cumaru, Passira, São Joaquim do Monte, Agrestina, Gravatá, Sairé, Camocim de São Félix, Riacho das Almas e Caruaru.
Distância até a capital 102 km
Características geográficas
Área 492,556 km² [2]
População 60 301 hab. estatísticas IBGE/2014[3]
Densidade 122,42 hab./km²
Altitude 470 m
Clima Tropical As'
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH-M 0,606 médio PNUD/2010 [4]
PIB R$ 436 990 mil IBGE/2012[5]
PIB per capita R$ 7 423 72 IBGE/2012[5]
Página oficial

Bezerros é um município brasileiro do estado de Pernambuco. O município é formado pelos distritos sede: Encruzilha, Sapucarana e Boas Novas e pelos povoados de Serra Negra, Sítio dos Remédios, Cajazeiras e Areias.

História[editar | editar código-fonte]

A origem de Bezerros data de 20 de maio 1870. Nessa época foi implantado um grande comércio de gado, iniciando o povoamento do local. Algumas versões da história de Bezerros tentam explicar o nome da cidade. A primeira diz respeito ao sobrenome da família Bezerra, que foi a primeira proprietária das terras. A segunda diz que o local foi, primitivamente, uma queimada de bezerros. A terceira conta que um dos filhos da família Bezerra se perdeu na reserva florestal no dia 18 de Maio, tendo sido feita uma promessa a São José, sendo a criança encontrada com vida dois dias após seu sumiço, ou seja, dia 20 de Maio, ao pé de frondosa árvore onde foi erguida uma Capela sob a invocação de São José dos Bezerros. O município é formado pelos distritos sede, Sapucarana e Boas Novas e pelos povoados de Serra Negra, Sítio dos Remédios, Cajazeiras e Areias. Anualmente, no dia 18 de maio Bezerros comemora a sua emancipação política. O padroeiro da cidade é São José.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Localiza-se a uma latitude 08º14'00" sul e a uma longitude 35º47'49" oeste, estando a uma altitude de 470 metros. Sua população estimada em 2010 é de 58.675 habitantes.

Possui uma área de 492,56 km².

Limites[editar | editar código-fonte]

  • Norte: Cumaru e Passira.
  • Sul: São Joaquim do Monte e Agrestina.
  • Oeste: Riacho das Almas e Caruaru.
  • Leste: Gravatá, Sairé e Camocim de São Félix.

Hidrografia[editar | editar código-fonte]

O município está inserido nas bacias do Rio Ipojuca.

Clima[editar | editar código-fonte]

O clima da cidade é o semiárido, porém, com alguns trechos de tropical de altitude.

Divisão distrital e povoados[editar | editar código-fonte]

  • Distrito-sede
  • Boas Novas
  • Sapucarana
  • Encruzilhada
  • Povoados: Cajazeiras, Fazendinha, Jurema, Poção, Serra Negra, Sítio dos Remédios.

Poços

Relevo[editar | editar código-fonte]

O município está inserido na unidade geoambiental do Planalto da Borborema. Tem seu ponto culminante no povoado de Serra Negra, onde a altitude chega a 957m.

Vegetação[editar | editar código-fonte]

A vegetação do município é composta por caatinga hiperxerófila e mata atlântica.

Economia[editar | editar código-fonte]

A economia do município consiste na agricultura, sendo um dos maiores produtores de tomate do Estado; na indústria destacam-se suas fábricas de bolos. Bezerros destaca-se também nas fabricas de doces. Além disso, Bezerros é uma das cidades pernambucanas que mais se destaca na produção de granito. Na gastronomia uma boa pedida são os restaurantes do Distrito de Encruzilhada, onde o principal atrativo é a carne de sol.

Turismo[editar | editar código-fonte]

Serra Negra

O Carnaval de Bezerros é o 3º mais procurado e visitado de todo o estado de Pernambuco. Também conhecida como a terra do Papangu (Papangus refere-se às pessoas que saem mascaradas durante o carnaval da cidade) - tradição festiva na qual as pessoas se vestem com máscaras de todos os tipos durante as festas carnavalescas - é uma das mais visitadas cidades do interior de Pernambuco nesse período. É uma cidade pitoresca com grande vegetação, belas igrejas, praças e restaurantes.

Ver Também[editar | editar código-fonte]


Referências

  1. a b Divisão Territorial do Brasil Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Visitado em 11 de outubro de 2008.
  2. IBGE (10 de outubro de 2002). Área territorial oficial Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Visitado em 5 de dezembro de 2010.
  3. Estimativa Populacional 2014 Estimativa Populacional 2014 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (agosto de 2014). Visitado em 29 de agosto de 2014.
  4. Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil Atlas do Desenvolvimento Humano Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2010). Visitado em 01 de outubro de 2013.
  5. a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2012 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Visitado em 11 dez. de 2014.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Bezerros


Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado de Pernambuco é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.