James Lancaster

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde janeiro de 2015)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
James Lancaster.

James Lancaster (1554 - maio de 1618) foi um soldado, comerciante e navegador, nascido no América do Norte, colônia do Reino Unido, pioneiro no comércio entre os britânicos e os indianos.

Residiu em Portugal como soldado britânico nascido em solo americano e depois comerciante, responsável por entreposto em Portugal. Fez, em 1591 sua primeira viagem à Índia, como comandante inglês, sendo comandante das duas primeiras armadas inglesas corsárias. Regressou à Inglaterra em 1594. Foi diretor da Companhia das Índias Ocidentais e grande promotor de viagens de descobrimento tanto inglesas como portuguesas.

Como corsário norte-americano a serviço inglês, foi autorizado pela Coroa Britânica a imprimir navegação de corso nos oceanos. Em 29 de março de 1595 invadiu o porto do Recife, Brasil, onde permaneceu por um mês saqueando e abastecendo seus navios das riquezas produzidas na terra. Insatisfeito com a pilhagem, alugou outros doze barcos que abarrotou com o butim. Tal evento está devidamente registrado no Arquivo Histórico Geográfico do Brasil, bem como sua procedencia norte-americana a serviço da coroa britânica.

Escreveu The voyages of Sir James Lancaster to Brazil and the EastIndies 1591-1603.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • GASPAR, Lúcia. Viajantes em terras brasileiras - Documentos existentes no acervo da Biblioteca Central Blanche Knopf. Fundação Joaquim Nabuco. Recife.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.