Miracema do Tocantins

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Município de Miracema do Tocantins
Bandeira desconhecida
Brasão desconhecido
Bandeira desconhecida Brasão desconhecido
Hino
Aniversário 25 de agosto
Fundação 25 de agosto de 1948 (67 anos)
Gentílico miracemense
Prefeito(a) Mágda Régia Silva Borba (PR)
(2013–2016)
Localização
Localização de Miracema do Tocantins
Localização de Miracema do Tocantins no Tocantins
Miracema do Tocantins está localizado em: Brasil
Miracema do Tocantins
Localização de Miracema do Tocantins no Brasil
09° 34' 01" S 48° 23' 31" O09° 34' 01" S 48° 23' 31" O
Unidade federativa  Tocantins
Mesorregião Ocidental do Tocantins IBGE/2008 [1]
Microrregião Miracema do Tocantins IBGE/2008 [1]
Região metropolitana Palmas
Municípios limítrofes Miranorte, Palmas, Lajeado, Tocantínia
Distância até a capital 74 km
Características geográficas
Área 2 656,078 km² [2]
População 20 692 hab. (TO: 11º) –  IBGE/2010[3]
Densidade 7,79 hab./km²
Altitude 197 m
Clima Tropical °C
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH-M 0,743 alto PNUD/2000 [4]
PIB R$ 525 514,885 mil IBGE/2008[5]
PIB per capita R$ 26 023,32 IBGE/2008[5]
Página oficial
Prefeitura http://www.miracema.to.gov.br/
Câmara http://cmmiracema.to.gov.br/

Miracema do Tocantins é um município brasileiro do estado do Tocantins. Localiza-se a uma latitude 09º34'02" sul e a uma longitude 48º23'30" oeste, estando a uma altitude de 197 metros. Sua população estimada em 2010 era de 20 684 habitantes. Possui uma área de 2,667.075 km². Foi a capital estadual ate 1990. A cidade forma uma conurbação com o município vizinho de Tocantínia.

História[editar | editar código-fonte]

O município foi criado em 25 de agosto de 1948. Em 1989 foi capital provisória do Estado.

A história de Miracema começa com os garimpos que atraíam imigrantes para o Norte de Goiás, no início do século XX, passando pela exploração da cana-de-açúcar e a navegação fluvial. Em 1929 chegaram os primeiros habitantes, se fixando no local devido à beleza da paisagem.

A região foi denominada Xerente e Bela Vista. Em 1948 o distrito foi desmembrado de Araguacema, com a denominação de Miracema do Norte.

Em 1988, com o desmembramento do Estado de Goiás, originando o Tocantins, Miracema do Norte, hoje Miracema do Tocantins, foi escolhida para sediar a capital provisória do Estado, por ato do presidente da República. Permaneceu nesta condição no período de 1º de janeiro de 1989 até 31 de dezembro do mesmo ano, quando foi instalada, em Palmas, a capital definitiva.

Exército Brasileiro[editar | editar código-fonte]

Tiro de Guerra 11-008

Atrativos[editar | editar código-fonte]

Praia de Mirassol, no Rio Tocantins; Balneário do Lucena e Correntinho, praia do Funil e Ponto de Apoio, Miracaxi (carnaval fora de época), Mirafolia (carnaval)

Festas populares: Festejos de Nossa Senhora de Fátima, festa junina, aniversário da cidade e Festa de Terezinha do Menino Jesus, Agosto de Rock Festival, Mostra de Cinema e Vídeo de Miracema (Miragem), Festival de Videoclipes do Tocantins, além da encenação da Paixão de Cristo, na Semana Santa.

Padroeira: Nossa Senhora das Graças (31 de maio)

Economia: agropecuária

Esporte[editar | editar código-fonte]

Um dos clubes do município é o Tocantins Esporte Clube ( TEC OU TECÃO MARAVILHA) e outro clube também muito conhecido Miracema Esporte Clube ( MEC ). No município, localiza-se o estádio de futebol Castanheirão. Pertence ao Governo Estadual e tem capacidade para 2.000 pessoas.[6]

Atrativos[editar | editar código-fonte]

Praia Mirassol, no Rio Tocantins; Balneário do Lucena e Correntinho, Praia do Funil; Miracaxi (carnaval fora de época), realizado no Ponto de Apoio; Mirafolia (carnaval) e Exposição Agropecuária (realizada em Maio).

Festas populares: Festejos de Nossa Senhora de Fátima, festa junina, aniversário da cidade e Festa da padroeira Santa Teresinha do Menino Jesus, além da encenação da Paixão de Cristo, na Semana Santa.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Clima e pluviosidade[editar | editar código-fonte]

Clima quente todo o ano. Apesar de ter algumas variações, são poucas, pois a diferença entre o mês mais quente (setembro) e o mais frio (julho) é de apenas 3 °C. A média das máximas em setembro é de 41 °C, e a das mínimas é de 23 °C, em julho, a média das temperaturas máximas atinge 33 °C, enquanto a das mínimas cai para 15 °C. Assim, a temperatura média anual é de 26 °C. Apesar de setembro ser o mês mais quente, as temperaturas mínimas maiores acontecem em março, com 24 °C. O mesmo acontece com julho (mês mais frio), onde a menor temperatura máxima acontece em março e fevereiro.

A distribuição sazonal das precipitações pluviais está bem caracterizada acusando, no ano, dois períodos bem definidos: a estação chuvosa de outubro a abril com temperatura média que varia entre 22 °C e 28 °C, com ventos fracos e moderados e a estação seca nos meses de maio a setembro com temperatura média que varia entre 27 °C e 32 °C e tem como temperatura máxima 41 °C. O mês mais chuvoso é janeiro, quando chove 241 mm, enquanto o mês mais seco é julho, quando chove apenas 5 mm.

Relevo[editar | editar código-fonte]

O relevo está caracterizado pelas Serras do Carmo e do Lajeado, que constituem um relevo basicamente escarpado, sendo que a cidade se mantém em um 'planalto'.

Hidrografia[editar | editar código-fonte]

Dentre os principais rios de Miracema, destaca-se o Rio Tocantins (principal).

Educação[editar | editar código-fonte]

O município de Miracema do Tocantins possui um Campus da UFT ( Universidade Federal do Tocantins) com os seguintes cursos: Educação Física ( a iniciar), Educação Intercultural ( a iniciar), Pedagogia (andamento), Psicologia ( a iniciar), Serviço Social ( andamento). Além dos cursos do PARFOR, que são: Educação Física, Historia, e os cursos de pós graduação.

A rede Municipal de ensino conta com creches escolares, além de escolas de ensino fundamental, como VILMAR VASCONCELOS, FRANCISCO M. NOLETO, BRIGADEIRO LISIAS RODRIGUES, entre outros. Na rede estadual tem escolas de ensino médio e fundamental.

Economia[editar | editar código-fonte]

A economia é baseada principalmente no Comercio Varejista, agropecuária (Bacia Leiteira e carne bovina, entre outros), produção de mel, da associação Local a APROMI. E na indústria de Confecções, cerâmica, Gráfica e Serigrafia. Bastante considerável, é Turismo, principalmente nas temporadas de Praia no Rio Tocantins e no Carnaval Oficial e em julho, no Carnaval “fora de época” (MIRACAXI), Promovido Pela Prefeitura e com o apoio Popular, o mais famoso Carnaval "fora de época", (no estilo Baiano) do Tocantins, que é bastante "Badalado". Que Conta com Bandas e Trio-elétricos, Locais e da Bahia.

Padroeira[editar | editar código-fonte]

A padroeira da cidade é Santa Teresinha do Menino Jesus (1º de outubro, feriado municipal).

Referências

  1. a b Divisão Territorial do Brasil Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Visitado em 11 de outubro de 2008.
  2. IBGE (10 out. 2002). Área territorial oficial Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Visitado em 5 dez. 2010.
  3. Censo Populacional 2010 Censo Populacional 2010 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de novembro de 2010). Visitado em 11 de dezembro de 2010.
  4. Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil Atlas do Desenvolvimento Humano Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Visitado em 11 de outubro de 2008.
  5. a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Visitado em 11 dez. 2010.
  6. CBF


Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do Tocantins é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.