Morro dos Guararapes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Morro dos Guararapes, com Recife ao fundo.

O Morro dos Guararapes é um morro localizado no município de Jaboatão dos Guararapes, no estado de Pernambuco, no Brasil. Neste local ocorreram as célebres Batalhas dos Guararapes, entre 1648 e 1649, que determinaram a expulsão dos neerlandeses do Brasil. O morro foi tombado em 1965 pelo presidente Castelo Branco. Atualmente, está inserido no Parque Histórico dos Guararapes, fundado em 1971, sob a guarda do Exército Brasileiro.

Aí, localiza-se ainda a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, datada do século XVII, onde estão os restos mortais de André Vidal de Negreiros e João Fernandes Vieira, heróis da Insurreição Pernambucana.

A cabeceira das pistas do Aeroporto Internacional do Recife localiza-se a apenas 500 metros deste acidente geográfico.

Topônimo[editar | editar código-fonte]

O topônimo "Guararapes" se originou do termo tupi gûararapé, que significa "caminho das guararas (uma espécie de ave)" (gûarara, guarara + apé, caminho).[1]

Referências

  1. NAVARRO, E. A. Dicionário de tupi antigo: a língua indígena clássica do Brasil. São Paulo. Global. 2013. p. 563.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • CORRÊA, Alexandre Fernandes. Festim Barroco. Ensaio de Culturanálise da Festa de Nossa Senhora dos Prazeres dos Montes Guararapes/PE. São Luis/MA: EDUFMA, 2009 [1]
Ícone de esboço Este artigo sobre História do Brasil é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.