Rede Internacional de Televisão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rede Internacional de Televisão (RIT)
Televisão Cidade Modelo Ltda.
Tipo Rede de televisão aberta e comercial
País  Brasil
Fundação agosto de 1999 (16 anos)
por R. R. Soares
Pertence a Igreja Internacional da Graça de Deus
Proprietário R. R. Soares
Presidente R. R. Soares
Cidade de origem Mato Grosso do Sul Dourados, MS
Sede Bandeira da cidade de São Paulo.svg São Paulo, SP
791 Avenida São João, Centro
Estúdios Bandeira da cidade de São Paulo.svg São Paulo, SP
791 Avenida São João, Centro
Bandeira da cidade do Rio de Janeiro.svg Rio de Janeiro, RJ
1000 Estrada dos Bandeirantes, Taquara
Slogan A TV que faz a diferença.
Formato de vídeo 480p (SDTV)
1080i (HDTV)
Canais irmãos Canal 1, CJC, Canal da Bíblia, Canal das Igrejas, Enlace, IIGD, RIT Notícias, Nuestra TV e Show da Fé.
Cobertura 25 estados brasileiros
Emissoras próprias Filiais:
Mato Grosso do Sul RIT Dourados (Dourados)
São Paulo RIT São Paulo (São Paulo, Santo André e Juquitiba)
Mistas:
Maranhão RIT São Luís (São Luís)
Tocantins RIT Palmas (Palmas)
Emissoras afiliadas ver lista completa
Cobertura internacional América, Europa e parcialmente, a África e Ásia.
Página oficial rittv.com.br
Disponibilidade aberta e gratuita
Analógico
Digital
Disponibilidade por satélite
Claro TV
Canal 12
Sky Brasil
Canal 161
Vivo TV
Canal 235
Oi TV
Canal 29
Canal 18 (Satélite SES-6)
CTBC TV
Canal 715
GVT TV
Canal 244
Disponibilidade por cabo
NET
Canal 12
Max TV
Canal 26 (Sarandi)
Canal 78 (Apucarana)

Rede Internacional de Televisão (mais conhecida pela sua sigla RIT) é uma rede de televisão brasileira, de propriedade da Igreja Internacional da Graça de Deus. O conteúdo de sua programação é voltada para todas as idades e todas as religiões e credos. Seus programas variam a infantis, jornalísticos, musicais, entre outros.[1]

A emissora vai ao ar todos os dias levando programas de debates, utilidade pública, jogos, brincadeiras, e jornalísticos, podendo ser captado no Brasil através de antenas parabólicas, cujo número chega a onze milhões.

No Brasil a RIT conta com oito emissoras, mais de 170 retransmissoras e mais de 120 milhões de telespectadores em todos os estados brasileiros. Alcança o país através de sistemas de UHF e VHF (sinal aberto), cabo e satélite, com uma programação de 24 horas por dia. Através dos satélites Pas9 e AB1 fornece o sinal para as Américas, Europa, Norte da África e países do Oriente Médio.

O canal transmite em aberto pelo Hot Bird 8 e também através de sua página oficial na internet.

História[editar | editar código-fonte]

Origem e início: 1999[editar | editar código-fonte]

O primeiro canal da emissora foi o 5 de Dourados,[2] do estado de Mato Grosso do Sul, afiliado à TV Cidade Modelo. Sendo assim, a RIT TV foi oficialmente criada no ano de 1999, de um projeto de qualidade para televisão brasileira, mas surgiram dificuldades que foram superadas. A principal atração da nova emissora era o Show da Fé, exibido todos os dias (a extensão real do programa variou muito no período) simultaneamente com a chegada de novos programas. Aos poucos a RIT começou a lançar programas que estão até hoje no ar como o "Movimento Jovem", "Consulta ao Doutor", "Zig Zag Show", "Fatos em Foco", entre outros.

Década de 2000[editar | editar código-fonte]

Em 2000, a RIT TV chegou ao estado de São Paulo com a aquisição do canal 40.

A Zig Zag Show foi criada em agosto de 2000, sendo assim o programa mais antigo em exibição pela emissora.

A emissora começou a se expandir no início de 2002. Logo começaram a procurar uma forma de se concretizar uma nova rede nacional. Optaram pela rede de satélites Brasilsat, que é a mais assistida (com sete milhões de antenas parabólicas), e onde estão as grandes redes. Em abril de 2004 tinha 30 retransmissoras e em janeiro de 2006 tinha 70 retransmissoras. O que representa um crescimento em 20 meses de 130%.

Em Janeiro de 2001, entrou no ar o Clip RIT, no ar até hoje.

Em 2002, estreou o Jornal Toda Hora, onde começou a reporter Millena Machado no ar até hoje. Em 3 de abril de 2003 foi ao ar o Show da Fé.

No ano de 2004 entrou no ar os programas Consulta ao Doutor e o Fatos em Foco. Em 2005 a TV Sul Bahia começa a transmitir a programação da RIT.

Já em 2006 entrou no ar Noite com os Adoradores de Deus e O Grande Estado de São Paulo. Logo entrou no ar o programa de calouros Tarde Show. O programa tinha como objetivo fazer uma pessoa comum um artista da música gospel. Estreou em 2 de setembro de 2006 e teve como jurados Alexandre Malaquias, Edvaldo Mafom, Helyêda Pereira Campelo Karam e Tiel. Josias Cruz ficou como apresentador.[3] A vencedora foi Damares Domingos.[4]

A partir de fevereiro de 2009, a RIT exibe o grande pacote de filmes inéditos na sessão Cine Gospel e o RIT Acústico, que traz shows de cantores gospel. Logo saiu uma versão em DVD com músicas de André Valadão, Chris Durán, Trazendo a Arca, Bruna Olly, Marquinhos Gomes, Dany Grace, Ministério Unção de Deus e Comunidade Evangélica Int. Zona Sul.[5]

Década de 2010[editar | editar código-fonte]

A RIT tinha uma retransmissora em Fortaleza, Ceará, só que em 2009 ela saiu do ar e deu lugar a Rede 21. Posteriormente o sinal Retonou na cidade em dezembro de 2011.

Em 2010 estreia o programa "Oração da Manhã" nas manhãs de domingo apresentado pelo pastor Jayme de Amorim. No mesmo ano estreia "Nossa Rádio na TV", "Muro", "Salto Alto", "O Rio na Graça" e "Na Intimidade".

Em fevereiro de 2011 a emissora entra no ar em Criciúma na TV Primavera Canal 12.

Sede[editar | editar código-fonte]

A rede de televisão é a peça central da empresa. A RIT TV tem o seu principal complexo de produção em São Paulo é onde a maioria dos seus shows são produzidos.

Entretanto, seus principais programas jornalísticos, como o Jornal Toda Hora e o Fatos em Foco, bem como o seu próprio canal de notícias, o RIT Notícias, ainda continuam a ser transmitidos a partir da sede principal em São Paulo.

A RIT TV faz parte da mídia da Igreja Internacional da Graça de Deus, um grande conglomerado de mídia evangélica brasileira. Suas empresas associadas são: Graça Filmes (empresa de Produções), a RIT Internacional (difusão internacional), o RIT Notícias (notícias), a Nossa Rádio (rede de rádio), a RIT Dourados (emissora de televisão em Dourados), a TV Sul Bahia, RIT São Luís, RIT Estados Unidos e RIT África.

Cobertura[editar | editar código-fonte]

São, ao todo, mais de 170 emissoras (sendo 8 emissoras próprias e 162 retransmissoras), além da transmissão no exterior pela RIT Internacional e de serviço mediante assinatura no país.

A RIT é transmitida em áreas metropolitanas através de um número de estações de propriedade e operadoras, incluindo a RIT Dourados (Dourados), a RIT São Paulo (Santo André), RIT São Luís (São Luís) e a RIT Palmas (Palmas). A programação também é levada para outras regiões do Brasil por mais de 170 retransmissoras TV Sul Bahia afiliada na Bahia, de propriedade de empresas de terceiros.

Distribuição Internacional[editar | editar código-fonte]

A RIT Internacional opera canais de televisão por satélite no mundo, inclusive nas Américas, Europa, Oriente Médio, e África, trazendo uma mistura de entretenimento, notícias e programação esportiva provenientes dos canais RIT TV, CJC, RIT Notícias, SOS Espiritual e IIGD para brasileiros e outras pessoas que falam português (lusófonos).Duas fontes distintas alimentam a programação internacional ao vivo e diretamente para os telespectadores do mundo a partir do centro da rede de transmissão localizado em São Paulo, a RIT Internacional Europa/África/Oriente Médio e a RIT TV Américas.

A RIT Internacional nos Estados Unidos é feita tanto pelo serviço de satélite (Pas9,AB1) e também no Canadá e no México.

A emissora tem transmissão em Portugal, através do sistema IPTV da operadora Clix e já na Cabovisão, a Clip está acessível a milhares de portugueses e brasileiros em Portugal.

Programas produzidos[editar | editar código-fonte]

Filmes[editar | editar código-fonte]

A RIT é pioneira na exibição de clássicos do cinema evangélico. A sessão da RIT é considerada por muitos, a principal sessão de filmes evangélica brasileira. A emissora sempre exibe longas de grandes produtoras cinematográficas como a BV Filmes e a Graça Filmes (sendo esta última propriedade da IIGD).

Logotipo[editar | editar código-fonte]

O atual logotipo da RIT, usado desde sua estréia da emissora em 1999, é composto de uma esfera com um retângulo de cantos arredondados representando uma antena amarela, e na frente o nome da emissora em azul.

Referências

  1. Donos da Mídia. RIT TV. Visitado em 15 de janeiro de 2012.
  2. Exportiva. Dourados terá 1ª Copa RIT de Futsal. Visitado em 15 de janeiro de 2012.
  3. Super Gospel (04 de agosto de 2006). "Ídolos" ganha versão gospel no canal evangélico RIT. Visitado em 15 de janeiro de 2012.
  4. Guia-me. Tarde show revela novos talentos do gospel. Visitado em 15 de janeiro de 2012.
  5. Gospel Goods. DVD Vários - RIT Acústico - Ao Vivo. Visitado em 15 de janeiro de 2012.
  6. Ricardo Thomaz. Brado ao Manto participa do movimento jovem da RIT TV. Visitado em 15 de janeiro de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  1. http://www.anatel.gov.br/Portal/verificaDocumentos/documento.asp?numeroPublicacao=332772&assuntoPublicacao=null&caminhoRel=null&filtro=1&documentoPath=3327
  2. www.diariodafranca.com.br/conteudo/noticia
  3. http://www.anatel.gov.br/Portal/verificaDocumentos/documento.asp?numeroPublicacao=332772&assuntoPublicacao=null&caminhoRel=null&filtro=1&documentoPath=3327