Rede de Comunicações Interativas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde junho de 2015). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Rede de Comunicações Interativas
TV Comunicações Interativas Ltda.
RCI logo.jpg
Tipo Rede de televisão comercial
País  Brasil
Fundação 22 de outubro de 2007 (7 anos)
por Carlos Roberto Massa
Proprietário Ademar Monteiro
Marcos Alberti
Antigo proprietário Carlos Roberto Massa (2007-2011)
Cidade de origem Paraná Paranaguá, PR
Sede Bandeira paranagua.png Paranaguá, PR
Rua Nestor Vítor, 121 - João Gualberto
MAPA
Estúdios Bandeira paranagua.png Paranaguá, PR
Rua Nestor Vítor, 121 - João Gualberto
Bandeira de Curitiba.svg Curitiba, PR
Centro Empresarial Mercês - Avenida Nestor Ribas, 985 - Mercês
Slogan O futuro está aqui.
Formato de vídeo 480i (SDTV)
1080i (HDTV)
Afiliações TV Evangelizar
Cobertura 20 estados (e o DF) e 42 municípios brasileiros
Nome(s) anteriore(s) TV Serra do Mar (2007-2008)
TV Sul Brasil (2008-2011)
TVCi (2011-2015)
Página oficial tvrci.com.br
Disponibilidade aberta e gratuita
Analógico
Digital
Disponibilidade por satélite
StarOne C2
3665 MHz @ 3818 ksps, Horizontal (SDTV)
Disponibilidade por cabo
NET
Canal 8 (Belo Horizonte)
Canal 27 (Curitiba)
Canal 26 (Londrina)

Rede de Comunicações Interativas (RCI) é uma emissora de televisão brasileira. Sua geradora localiza-se em Paranaguá, estado do Paraná, Brasil, e transmite pelo canal 7 VHF. Foi inaugurada em 22 de outubro de 2007, às 10h25min. É a primeira estação geradora de TV em Paranaguá, bem como a pioneira em produzir programação regional, quebrando a tradição das retransmissoras de canais de TV de Curitiba na região.

História[editar | editar código-fonte]

TV Serra do Mar (2007-2008)[editar | editar código-fonte]

A emissora, consistia, inicialmente, em um projeto da criação de uma geradora a partir de Paranaguá, que abrangeria todo o estado do Paraná. A cidade foi escolhida porque existia uma concessão (canal 7) disponível e que ainda não havia sido implantada pelos detentores originais.

A oportunidade de aquisição das emissoras do SBT no Paraná (na época, de propriedade do empresário Paulo Pimentel) fez com que o Grupo Massa desse mais atenção à formação da Rede Massa do que à programação e ampliação da TVSM. Nesta época, a Gazeta de São Paulo foi cotada como possível canal a ser retransmitido.

A grade de programação da emissora foi ocupada, por cerca de um ano, por um programa de variedades, o Voz do Litoral (que estreou em 3 de março de 2008), apresentado pelo radialista Tony Lagos de 12h00 até 13h00, de segunda à sexta (este horário foi modificado outras vezes), e também por um telejornal diário, o extinto Jornal Serra do Mar (também chamado de JSM), que foi exibido às 19h30 - com duração de meia hora, também de segunda à sexta - , ancorado desde a inauguração por Sandro Martins e posteriormente por Patrícia Vidal a partir de 4 de agosto de 2008. O restante da programação era ocupado pelo canal Shop Tour Motors de Curitiba.

Em 10 de agosto de 2008, a emissora realizou o primeiro debate com os candidatos à prefeitura de Paranaguá, que durou mais de três horas. Cumprindo a lei eleitoral, também passa a exibir o horário político. Causou polêmica ao não realizar o segundo debate, que fora prometido ao término do primeiro mas não foi autorizado pela direção da emissora. No dia 5 de outubro fez a cobertura das eleições em uma programação ao vivo.

No início de novembro de 2008, a Anatel, baseando-se na lei nº 4.117, de 27 de agosto de 1962, proíbe a veiculação de mais de seis horas diárias de programação televisiva voltada à publicidade comercial, e neste caso, a TV Serra do Mar deixa de retransmitir a programação do Shop Tour Motors. O mesmo aconteceu com a Rede Mercosul, de Curitiba, que exibia anúncios da TV+. Esta programação foi substituída pela exibição de videoclipes, com o nome de Serra do Mar Hits. O JSM já havia ganho um novo cenário e abertura, mas após um ano de exibição, foi extinto e teve a sua última edição veiculada em 4 de novembro de 2008, devido à retransmissão da Rede Massa. Como consequência disto, praticamente toda a equipe do JSM foi dispensada e o Voz do Litoral ganhou uma abordagem mais jornalística, além do cenário do antigo telejornal. Até 2011, quando a emissora passou a se chamar TVCi, o Voz do Litoral prosseguiu como sendo o único programa gerado pelo canal 7 em Paranaguá.

TV Sul Brasil (2008-2011)[editar | editar código-fonte]

Em 30 de novembro de 2008, após um ano da sua inauguração, começou a retransmitir a Rede Massa utilizando o sinal da TV Iguaçu (exceto quando havia inserção local de comerciais e a exibição do Voz do Litoral, de 12:00h até 13:00h) mas não figurava no site oficial como uma das geradoras da Rede. O canal 45 UHF, permanecia retransmitindo a TV Iguaçu em Paranaguá, o que fez com que quase a mesma programação fosse transmitida em dois canais durante quase três anos. A partir desta data, a emissora passa a se chamar TV Sul Brasil, apesar do Grupo Massa ainda ter continuado a usar a antiga nomenclatura em comunicados oficiais.

Em 14 de fevereiro de 2010, domingo de Carnaval, A emissora transmitiu os desfiles das Escolas de samba do grupo especial de Paranaguá, pela primeira vez na história da cidade. Foi também a primeira transmissão ao vivo feita fora das instalações, com o auxílio técnico (equipamentos e infra estrutura) da empresa Playrec, de São Paulo. O mesmo evento repetiu-se em 2011 e 2012.

TVCi (2011-2015)[editar | editar código-fonte]

Em 25 de novembro de 2011, a emissora passa a se chamar TVCi, e começa a retransmitir o Esporte Interativo. Também instalou retransmissoras em Matinhos e Guaratuba, além de gerar programação produzida em Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre para estas respectivas cidades além de outras cidades que vieram sendo cobertas em seguida. O antigo Voz do Litoral foi reformulado, passando a se chamar Programa Voz, e ganhou uma ligeira mudança na linha editorial, além de novos cenários. Em julho de 2012, a emissora alugou 18 horas diárias da sua programação para a Igreja Mundial do Poder de Deus.

Em 4 de junho de 2015, a emissora deixa de veicular os programas da TV IMPD, e passa a preencher os horários da antiga programação com o programa Playlist, composto de clipes musicais, bem como seus demais programas, formando uma programação totalmente independente.[1] Em 06 de julho de 2015, a emissora estreia seu jornal ao vivo no horário nobre da programação, o Jornal TVCi[2] , e no dia 10 de julho de 2015, o Programa Voz, que estava sendo exibido na faixa noturna, deixa de ser transmitido. Atualmente, as produções da emissora são destinadas à música e jornalismo.

Documentos vazados pelo Wikileaks em 18 de junho de 2015, revelam que a Sony Entertainment Television (SET) estudou em julho de 2013 a aquisição de 30% da rede TVCi, transformando-a em um canal aberto de filmes com abrangência nacional.[3]

RCI (desde 2015)[editar | editar código-fonte]

No dia 1º de setembro de 2015, a emissora passou a se chamar RCI, passando a retransmitir a TV Evangelizar.

Emissoras[editar | editar código-fonte]

Geradora[editar | editar código-fonte]

Retransmissoras[editar | editar código-fonte]

Alagoas
  • Maceió - 57 UHF analógico / 56 UHF digital (em implantação)
  • Arapiraca - 11 VHF
Amazonas
  • Manaus - 14 UHF (em implantação)
Bahia
  • Salvador - 50 UHF analógico / 40 UHF digital (em implantação)
Ceará
  • Fortaleza - 52 UHF analógico / 53 UHF digital (em implantação)
Distrito Federal
Espírito Santo
Goiás
Mato Grosso
  • Cuiabá - 49 UHF (em implantação)
Minas Gerais
Pará
  • Belém - 49 UHF (em implantação)
Paraíba
Paraná
Pernambuco
  • Recife - 49 UHF analógico / 48 UHF digital (em implantação)
Piauí
Rio de Janeiro
Rio Grande do Norte
  • Natal - 27 UHF analógico / 28 UHF digital (em implantação)
Rio Grande do Sul
  • Porto Alegre - 38 UHF analógico / 39 UHF digital (em implantação)
São Paulo
Santa Catarina
Sergipe
Tocantins
  • Palmas - 15 UHF (em implantação)

Referências

  1. Lopes, Wallace (06-04-2015). TVCi deixa de retransmitir a programação da Igreja Mundial TVs do RJ. Visitado em 05-06-2015.
  2. Líder de audiência no litoral do Paraná, TVCI lança jornal em horário nobre na segunda www.jornaldosbairroslitoral.com.br. Visitado em 2015-07-14.
  3. Wikileaks revela que Sony estudou compra de redes de TV na América Latina (20/06/2015). Visitado em 22/06/2015.
  4. TVCi entra no ar pelo canal 14 UHF, retransmitindo Igreja Mundial TVs do RJ (29/10/2014). Visitado em 29/10/2014.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Televisão no Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.