Resende Costa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde abril de 2012). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Município de Resende Costa
"Berço dos Inconfidentes"
"Terra do Artesanato Têxtil"
Bandeira de Resende Costa
Brasão de Resende Costa
Bandeira Brasão
Hino
Fundação 2 de junho de 1912
Gentílico resende-costense
Prefeito(a) Aurélio Suenes (PRTB)
(2013–2016)
Localização
Localização de Resende Costa
Localização de Resende Costa em Minas Gerais
Resende Costa está localizado em: Brasil
Resende Costa
Localização de Resende Costa no Brasil
20° 55' 19" S 44° 14' 16" O20° 55' 19" S 44° 14' 16" O
Unidade federativa  Minas Gerais
Mesorregião Campo das Vertentes IBGE/2008[1]
Microrregião São João Del Rei IBGE/2008[1]
Municípios limítrofes São Tiago, Ritápolis, Lagoa Dourada, Entre Rios de Minas, Desterro de Entre Rios, Oliveira, Passa Tempo, Coronel Xavier Chaves.
Distância até a capital 186 km
Características geográficas
Área 631,561 km² [2]
População 10 918 hab. Censo IBGE/2010[3]
Densidade 17,29 hab./km²
Altitude 1140 m
Clima Tropical de altitude
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH-M 0,736 alto PNUD/2000[4]
PIB R$ 72 311,454 mil IBGE/2008[5]
PIB per capita R$ 6 637,73 IBGE/2008[5]
Página oficial

Resende Costa é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2010 era de 10.941 habitantes.

História[editar | editar código-fonte]

Resende Costa, antigo distrito criado com a denominação de Nossa Senhora da Penha do Arraial da Laje em 1840/1891 e subordinado ao município de Tiradentes, emancipou-se pela lei estadual nº 556, de 30 de agosto de 1911 com a denominação de Vila Resende Costa. Desde 1923 o município passou a denominar-se simplesmente Resende Costa.[6]

Geografia[editar | editar código-fonte]

Bairros[editar | editar código-fonte]

  • 2 de Junho
  • Barracão
  • Bela Vista
  • Canela
  • Centro
  • Expedicionários
  • Horto
  • Jardim
  • Nossa Senhora da Penha
  • Nova Resende
  • Novo Horizonte
  • Pôr do Sol
  • Santa Terezinha
  • Santo Antônio
  • São José
  • Varginha
  • Várzea
  • Tejuco

Distritos[editar | editar código-fonte]

Hidrografia[editar | editar código-fonte]

Drenado pelos rios Pará, Santo Antônio, Peixe e Brumado que pertencem às bacias do São Francisco e Rio Grande, o município apresenta ao longo dos cursos desses rios, muitas galerias ou ciliares que, juntamente com os cerrados, completam a cobertura vegetal de Resende Costa.

Vista da Serra de São José (à esquerda) a partir da praça próxima da matriz.

Rodovias[editar | editar código-fonte]

Economia[editar | editar código-fonte]

E de grande tradição o artesanato de Resende Costa.[7]

Exposição agropecuária[editar | editar código-fonte]

Há quase trinta anos realiza-se em meados do mês de julho a Exposição Agropecuária de Resende Costa que conta com diversos eventos como concurso leiteiro, mostras do artesanato local, rodeios, shows com cantores etc. O evento finaliza, sempre em um domingo, com um tradicional desfile, pelas ruas da cidade, de dezenas de carros de bois, seguindo-se de rodeio e shows até o final da noite. A cidade possui um local público, denominado Parque do Campo, cuja fundação deu-se sob a liderança ds irmãos e Professores Geraldo Magela e Ênio Resende.

Cultura[editar | editar código-fonte]

Religião[editar | editar código-fonte]

Os católicos tem como padroeira do município Nossa Senhora da Penha de França, que é festejada por eles no dia 1º de setembro. As homenagens à Mãe de Deus começam no dia 23 de agosto de cada ano, com o início da novena à padroeira do município, que é rezada durante os nove dias logo após a Santa Missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha de França, que cada dia conta com a participação de uma escola do município, povoado, movimentos pastorais entre outros. No dia da padroeira, as festividades começam às 00:00h com repique de sinos e queima de fogos, assim como às 05:00h e às 12:00h. São celebradas missas pela manhã e o encerramento da festa acontece com a celebração da Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano sucedida por uma procissão com a imagem de Nossa Senhora pelas ruas do município rochedo.

Outras festas católicas de destaque do município são a sua Semana Santa e a festa de Nossa Senhora do Rosário, que conta com a participação de várias bandas de Congado.

O município conta com a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha de França (Bairro Centro), a Igreja de Nossa Senhora do Rosário (Centro), e as capelas de Santo Antônio (S. Antônio), São Judas Tadeu (Várzea), Nossa Senhora de Fátima (Bela Vista) e Nossa Senhora Aparecida (2 de Junho) e a Capela Nossa Senhora da Conceição (Tejuco), além das várias que se encontram nos povoados.

O atual pároco do município é o Pe. Éder Sebastião Santos e o vigário é o Padre Raimundo Inácio que atua no Distrito de Jacarandira.

Música[editar | editar código-fonte]

Resende Costa também conta com diversos grupos musicais, como as duas corporações musicais centenárias da cidade, a Banda de Música Santa Cecília (fundada entre os anos de 1860 e 1870) e o Coral e Orquestra Mater Dei (fundado com o nome de Orquestra Santa Cecília em meados de 1900), bandas de rock, grupos de música sertaneja raiz e universitária, corais, grupos de congado, etc. As duas corporações centenárias, Banda Santa Cecília e Coral e Orquestra Mater Dei, são as principais instituições que ensinam música na cidade, colaborando para a formação de músicos que atualmente tocam em bandas militares e orquestras.

A música sacra e de banda deu a Resende Costa poucos compositores no final do século XIX e início do século XX, com os compositores Cristóvão Gonçalves Pinto e Joaquim Pinto Lara, que escreveram missas, Te Deum, marchas fúnebres, marchas festivas etc. Já o compositor mineiro Manoel Dias de Oliveira residiu na localidade , no século XVIII, como Capitão dos Homens Pardos do Arraial da Lage (atual Resende Costa), possivelmente compondo várias obras no antigo Arraial.

Em setembro de 2010, surgiu um grupo de músicos que se denominaram Movimento Arena Cultural. O MAC tem realizado vários eventos juntando todos os estilos musicais com teatro e dança. Também realiza movimentos de engajamento social. Além disso, foi criada em 2012 a Escola de Música Vibratos, com o intuito de se ensinar música popular aos habitantes de Resende Costa.

Esportes[editar | editar código-fonte]

O torneio de futsal Torneio de Inverno acontece todos os meses de julho e conta com times amadores da cidade e da região. Destaque para os times locais do Rosário, Parma, Íbis, Nem Óio e Matsubara.

No futebol, Resende Costa possui dois times com tradição nos campos da cidade e região. Os times do Boca Júniors e Expedicionários.

Carnaval[editar | editar código-fonte]

O Carnaval de Resende Costa é uma das principais festas da cidade. Ele sempre tem seu início cerca de uma semana antes do carnaval oficial através da realização de blocos caricatos.

Infraestrutura[editar | editar código-fonte]

Comunicação[editar | editar código-fonte]

A Rádio Inconfidentes FM, fundada em 2 de junho de 2003 ,dia do aniversário da cidade,pelo presidente da Acradatec,Dr. Joaquim de Sousa Lima, funcionando, em seu inicio, na frequência 104.9 . Atualmente, funciona na frequência 87,9.

Referências

  1. a b Divisão Territorial do Brasil Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Visitado em 11 de outubro de 2008.
  2. IBGE (10 out. 2002). Área territorial oficial Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Visitado em 5 dez. 2010.
  3. Censo Populacional 2010 Censo Populacional 2010 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de novembro de 2010). Visitado em 11 de dezembro de 2010.
  4. Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil Atlas do Desenvolvimento Humano Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Visitado em 11 de outubro de 2008.
  5. a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Visitado em 11 dez. 2010.
  6. Resende Costa - Histórico biblioteca.ibge.gov.br. Visitado em 20 de junho de 2012.
  7. Cidades Históricas Brasileiras: Resende Costa cidadeshistoricas.art.br. Visitado em 20 de junho de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikisource
O Wikisource contém fontes primárias relacionadas com Hino de Resende Costa
Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado de Minas Gerais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.