Ricardo Brennand

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Ricardo Coimbra de Almeida Brennand (Cabo de Santo Agostinho, 27 de maio de 1927) é um engenheiro, empresário e colecionador brasileiro, fundador do Instituto Ricardo Brennand,[1] cujo acervo inclui a maior coleção privada de pinturas de Frans Post.

História[editar | editar código-fonte]

Filho de Dulce Coimbra de Almeida Brennand e de Antônio Luiz de Almeida, aos 12 anos de idade ganhou um canivete do tio homônimo e, desde então, passou a colecionar armas. [2] Formou-se em engenharia pela Universidade Federal de Pernambuco (1949).

Durante muitos anos, Ricardo Brennand dedicou-se aos negócios de sua família - fabricação de vidro, aço,ceramica, cimento, porcelana e açúcar. Em 1999, o empresário vende as fábricas de cimento, utilizando parte dos recursos para fundar o Instituto Ricardo Brennand, inaugurado no segundo semestre de 2002. O acervo do Instituto inclui objetos históricos e artísticos de diversas procedências, abrangendo o período que vai da Baixa Idade Média ao século XXI, destacando-se a documentação histórica e iconográfica relacionada ao período colonial e ao Brasil Holandês, que inclui uma importante coleção de pinturas do artista neerlandês Frans Post (1612 – 1680), um dos artistas integrantes da comitiva do conde Maurício de Nassau - fundador da colônia de Nova Holanda, em Pernambuco.

É casado com Graça Monteiro Brennand, com quem teve oito filhos. É primo do ceramista Francisco Brennand. Atualmente mora em Recife.

Referências

  1. Instituto Ricardo Brennand, por Semira Adler Vainsencher. Inclui dados biográficos de Ricardo Brennand.
  2. Castelo São João do Instituto Ricardo Brennand completa seis anos
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.