Igreja de São Francisco de Paula (Lisboa)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Igreja de São Francisco de Paula

A Igreja de São Francisco de Paula encontra-se situada na freguesia dos Prazeres em Lisboa. Pertencia à Ordem dos Mínimos e construída sobre uma ermida começada em 1719 para dar assistência ao seu hospício e que, na sua sequência, ao ter sido convertido em convento regular, sofreu alterações à custa de Dona Mariana Vitória de Bourbon, mulher do rei D José I, com obras começadas a 1743, terminadas em Abril de 1765, e inaugurada a 4 de Maio do mesmo ano[1] .

A fachada da igreja apresenta duas torres sineiras e no seu interior podem-se observar algumas obras de Vieira Lusitano. O tecto da nave é todo preenchido por pinturas. Na decoração do interior da igreja foram utilizados diversos mármores e talha douradas.

No interior é de salientar ainda, o túmulo da referida rainha D. Mariana Vitória. Esse túmulo, obra de Machado de Castro é considerado monumento nacional.

Classificação[editar | editar código-fonte]

Esta igreja foi classificada pelo IGESPAR, como Imóvel de Interesse Público em 17 de Novembro de 1977 pela portaria n.º 709/77 do Diário da República (I Série), n.º 266.

Referências

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Igreja de São Francisco de Paula (Lisboa)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Património de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.