Motoplanador

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde março de 2014). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Motoplanador é um aeródino de asas fixas dotado de um grupo motopropulsor que lhe permite decolar autonomamente, tal qual um avião, mas que durante o voo pode ser desligado, circunstância em que esse aeródino assume as mesmas características de um planador.[1]

Iniciado o voo planado, o grupo motopropulsor é recolhido para dentro de um compartimento no interior da fuselagem e é isolado do ambiente externo pela carenagem, de modo que não crie arrasto desnecessário, prejudicial à eficiência aerodinâmica do voo.

Vantagens do motoplanador[editar | editar código-fonte]

Algumas vantagens do motoplanador sobre o planador:

  • Não necessita ser rebocado ou impulsionado por um agente externo para poder decolar.
  • O vento relativo, necessário para o surgimento da força aerodinâmica de sustentação, pode ser obtido não apenas via planeio, mas também via grupo motopropulsor.
  • Reduz-se o risco de pouso fora da pista.

Quando não há condições para prosseguir com o voo planado, o grupo motopropulsor pode ser novamente ser acionado. O piloto pode então conduzir o motoplanador a uma pista e pousá-lo com segurança.

Ver Também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. BRASIL (14 de setembro de 2011). Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) nº 01 (PDF) Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Visitado em 18 de março de 2014. "Definições, Regras de Redação e Unidades de Medida para Uso nos RBAC"
Ícone de esboço Este artigo sobre aviação, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.