Praça do Entroncamento

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Praça do Entroncamento é uma praça localizada no bairro das Graças, Recife, Pernambuco. Foi projetada e construída em 1925 em frente ao que antes foi o hotel de Delmiro Gouveia e fazia parte do projeto recreativo deste.

Fonte da Praça do Entroncamento.

Teve sua construção executada no governo de Sérgio Loreto, tendo como prefeito o engenheiro Antônio de Góis. O projeto antecedeu o que foi denominado Paisagismo Moderno, lançando bases para o paisagismo depois projetado e executado pelo arquiteto Burle Marx.

História[editar | editar código-fonte]

Tempos atrás, a atual Praça do Entroncamento representava a interseção de vias férreas (as maxambombas) - a do Arraial, a da Várzea e a de Dois Irmãos. A denominação Entroncamento foi colocada pela população recifense, da mesma forma que se colocou o nome no bairro da Encruzilhada.

Em seu centro, foi projetada um fonte de ferro, em estilo neoclássico, apresentando uma coluna esguia, com folhas e flores, e uma mulher e gárgulas, mais no alto, de onde escoa água.

A Praça foi inaugurada na gestão do Prefeito Antônio Correia de Góis, com o nome oficial de Praça Correia de Araújo, uma homenagem a um governador que Pernambuco teve em 1896. Há uma inscrição, na base da fonte, com os seguintes dizeres:

Inaugurada em 19 de outubro de 1925.

Prefeito Antônio de Góis.

Ao redor da fonte, pode ser apreciado um círculo de palmeiras.

Referência[editar | editar código-fonte]