Wikipédia:Página principal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Artigo em destaque
Mariana Ximenes, 2012.jpg

Mariana Ximenes do Prado Nuzzi (São Paulo, 26 de abril de 1981) é uma atriz, modelo, dubladora e produtora de cinema brasileira. Ela iniciou sua carreira com seis anos, em uma peça na escola, fazendo o papel da personagem Cinderela, dos contos de fadas. Depois disto, ela se apaixonou pela profissão, se interessando cada vez mais em participar de peças de teatro, e sempre se destacando pelo talento e beleza. Sua primeira novela foi aos treze anos de idade, fazendo uma rápida participação na telenovela 74.5 - Uma Onda no Ar da extinta Rede Manchete, produzida em 1994. No entanto, o primeiro papel de destaque veio quatro anos depois na telenovela Fascinação em 1998, aonde fazia a personagem Emília. Durante este mesmo ano, estrelou seu primeiro filme nos cinemas, o Caminho dos Sonhos, com a personagem Ruth Stern.

Seu primeiro papel de sucesso foi no ano de 2000, na telenovela Uga-Uga, fazendo a personagem Bionda, que rendeu fama e assédio do público para a atriz. Logo depois, em 2001, fez seu primeiro trabalho como dubladora, fazendo a voz da personagem Sharon Spitz para a dublagem brasileira da série animada canadense Sorriso Metálico. No mesmo ano, interpretou a personagem Izabel na telenovela de sucesso A Padroeira. Durante o ano de 2003, ela fez a personagem Rosário em A Casa das Sete Mulheres, que foi uma das suas personagens mais lembradas em toda sua carreira como atriz. Neste mesmo ano, fez a personagem Ana Francisca, também conhecida como Aninha, na telenovela Chocolate com Pimenta, sendo sua primeira personagem dos anos 1920. Em 2005, fez a rebelde Raíssa na telenovela América. (leia mais...)


Eventos recentes
Danos em Coquimbo
Eventos a decorrer: Crise migratória na Europa
Mortes recentes: Manuel Contreras  · Omar Sharif  · Maria Barroso


Neste dia...


Sabia que...


Imagem do dia
 
Apresentação
Wikipedia-logo-v2.svg

A Wikipédia é um projeto de enciclopédia coletiva universal e multilíngue estabelecido na Internet sob o princípio wiki. Tem como objetivo fornecer um conteúdo reutilizável livre, objetivo e verificável​​, que todos possam editar e melhorar.

O projeto é definido pelos princípios fundadores. O conteúdo é disponibilizado sob a licença Creative Commons BY-SA e pode ser copiado e reutilizado sob a mesma licença — mesmo para fins comerciais — desde que respeitando os termos e condições de uso.

Atualmente, a Wikipédia lusófona possui mais de mil artigos de alta qualidade e de boa qualidade.


Participação

Todos podem publicar conteúdo on-line desde que sigam as regras básicas estabelecidas pela comunidade, como por exemplo a verificabilidade do conteúdo ou notoriedade do tema.

Dentre as diversas páginas de ajuda à sua disposição, estão as que explicam como criar um artigo, editar um artigo ou inserir uma imagem. Em caso de dúvidas, não hesite em perguntar.


Comunidade

De acordo com nossas estatísticas, 1 637 056 contas de usuário já foram criadas na Wikipédia lusófona, e entre elas 6 148 estiveram ativas durante o último mês.

Todos os editores da Wikipédia são voluntários, eles integram uma comunidade colaborativa, sem um líder, onde os membros coordenam os seus esforços no âmbito dos projetos temáticos e diversos espaços de discussão.

Debates e comentários sobre os artigos são bem-vindos. As páginas de discussão servem para centralizar reflexões e avaliações para melhorar o conteúdo da Wikipédia.


Projetos irmãos

A Wikipédia existe graças à Wikimedia Foundation, entidade sem fins lucrativos que gere projetos em diversos idiomas e de conteúdo livre: