Cabo Horn

CONQUISTA DO EXTREMO SUL PELO MISTRALIS

DESAFIO MISTRALIS - CABO HORN

cabo horn 2018 001

Depois de participarmos de mais uma REFENO (7 vez), seguiremos direto para o Rio de Janeiro, onde faremos uma breve parada de reabastecimento, reparos (caso se faça necessário), matar a saudades da família e seguir em direção a mais um destemido e lindo projeto - A NOVA CONQUISTA DO EXTREMO SUL PELO MISTRALIS!

Serão diversas travessias com a oportunidade de participação daqueles que realmente queiram vivenciar as duras realidades dos mares do SUL (ondas grandes, frio, ventos tão fortes quanto de um furacão, cenários realmente indescritíveis e muito mais!).

Realizaremos as seguintes travessias:


DESCRIÇÃO:

Cabo Horn é o pedaço de terra mais mais meridional da América do Sul. Encontra-se situado na Isla de los Hornos, no arquipélago da Tierra del Fuego e pertence ao Chile.

Tem sua fama de "cemitério de embarcações", principalmente devido as embarcações que naufragaram tentando cruzar os oceanos Pacífico e Atlântico. O que estamos oferecendo é bem diferente dessa antiga realidade, pois zarparemos apenas com condições favoráveis a navegação e a travessia mais longa que realizaremos será de menos de 20 milhas nãuticas, na pior das condições 6 horas de navegação e sempre com terra ao visual.

Queremos fazer uma viagem que seja ao mesmo tempo emocionante, mas segura e prazerosa!

Cape Horn Beagle

Se continuarmos seguindo para o Sul só encontraremos terra na Antártica, mas isso somente depois de velejarmos pouco mais de 600 milhas náuticas (cerca de 7 dias com mares revoltos e nada amigáveis). Teremos que enfrentar o Estreito de Drake, passarmos por diversos icebergs e muitas tempestades. Mas quando chegamos a Antártica...ah...a imensidão branca se mostra, o coração dispara e esquecemos a fúria dos ventos a nossa popa!

mapa horn000 


cabo horn 2018 monumento

A passagem pelo Cabo Horn tem um significado mítico para todos os verdadeiros velejadores, para aqueles que amam o mar, que gostam de desafios e querem alcançar o maior mérito que podem alcançar. A conquista do Horn é um marco na vida de qualquer velejador.

Muitos dizem que o Cabo Horn está para o velejador assim como o Everest para o alpinista, mas para o comandante do Mistralis é a realização de um sonho, a busca de lugares inóspitos e que podemos até mesmo considerar como desconhecidos, insólitos e de uma beleza insuperável.

A variação de cores, as mudanças repentinas do tempo, a beleza das geleiras, o barulho assustador de uma geleira descongelando e caindo blocos com dezenas de toneladas na água, os animais marinhos; esses e muitos outros são os motivos que levam nosso comandante a ir em busca do Horn.


 Citações de pessoas que venceram o Horn.

"É a ultima palavra no léxico dos velejadores. Ali a natureza dispôs provas e tribulações tão engenhosamente que, na linha de frente de todos os sinônimos da crueldade e da dureza do mar, encontra-se o nome do Cabo Horn. Os ventos de outras partes podem soprar com tanta força quanto ao sul 50 graus. Os mares de outras partes às vezes podem subir tão alto e quebrar com mesma violência. Podem existir lugares igualmente remotos e tão desoladamente solitários. As correntes de outras regiões podem ser igualmente adversas. Esses inimigos o marinheiro pode encontrar separadamente ou em pares aqui e ali, sim, encontrar e vencer, mas, no seu coração, ele se perguntará se poderia enfrentá-los todos combinados" Warwick C. Tomkins.

"Quão cheio de significado e ameaça é o som destas duas palavras: Cabo Horn! Que vasto e terrível cemitério de navegantes jaz sob aquele mar em eterna agitação! Existe algum marinheiro vivo que não teria feito a travessia do Horn em seu próprio barquinho em vez de qualquer outra viagem no mundo?" Vito Dumas.


Descrição:

O primeiro dia de embarque será realizado no Micalvi, um antigo navio da Marinha Chilena, atualmente utilizado como iate clube. Que comporta os mais bravos veleiros do Sul. Lá ministraremos aulas de segurança básica, mostraremos todos os detalhes do veleiro, que já terão sido passados online em formato de fotos e vídeos para todos os tripulantes e tiraremos todas as eventuais dúvidas. 


Travessia:

Puerto Williams - Puerto Toro - Isla Wollaston - Isla Hermite - Isla Hornos - Puerto Williams

cabo horn 2018 micalvi

Recomendamos que todos cheguem a Puerto Williams uns 2 ou 3 dias de antecedência e curtam e relaxem no local que tem diversas opções.

Após uma minuciosa análise da previsão do tempo zarparemos de Puerto Williams e iremos nos despedir da "segurança" de terra firme indo em direção a Puerto Toro, caso o prognóstico esteja muito favorável, seguiremos diretamente para o primeiro fundeio em Wollaston.

cabo horn 2018 puerto toro

Faremos um verdadeiro "passeio" pelo Cabo Horn! Escrevo a palavra passeio entre aspas, pois muito se fala sobre as centenas de embarcações naufragadas e as inúmeras estórias que podemos ler. Existe essa lenda, sim! Existe também esse cemitério de embarcações, mas tudo isso pela enorme dificuldade de atravessarmos os oceanos (Pacífico e Atlântico). E a fama toda ficou somente com o último ponto de terra firme, a Isla de Los Hornos. Quando na verdade o verdadeiro cemitério encontra-se em uma região muito vasta, que abrange as centenas de embarcações cruzando a Passagem do Drake, esse sim o verdadeiro "demônio" dos mares!

cabo horn 2018 002


Data: Favor verificar nosso cronograma.

Valor: US$ 3.000


Detalhes Específicos:

Como chegar em Puerto Williams (clique e saiba como)

O mapa abaixo mostra as possibilidades de chegada em Puerto Williams saindo de Punta Arenas (avião ou ferry) ou de Ushuaia (de embarcação)

cabo de hornos


Distâncias e Duração (estimadas):

 

Puerto Williams - Puerto Toro: 28,9 NM - 8 horas - fundeio previsto

- Caso haja necessidade permaneceremos e esperaremos por boas condições. Do contrário, seguiremos direto até Scourfield.

 

Puerto Toro - Bahía Scourfield: 43 NM - 12 horas - fundeio e descanso

 

PASSEANDO PELO HORN

 

cabo de hornos

 

 

Bahía Scourfield - Caleta Martial: 5,8 NM - 2 horas - fundeio, trekking e descanso

Caleta Martial - Isla Maxwell: 10,4 NM - 4 horas - fundeio, trekking e descanso

 

CABO HORN

 

cabo de hornos

 

Isla Maxwell - (Desembarque Isla Hornos) - Puerto Toro: 76,2 NM - 20 horas - navegação, possível fundeio na Isla Hornos e descanso em Puerto Toro

Puerto Toro - Puerto Williams:28,9 NM - 8 horas - desembarque


Inclui:

  • alimentação e pernoite a bordo

  • roupa de cama (lençol e travesseiro)

  • muito aprendizado (caso a pessoa esteja interessada em aprender a velejar e realizar travessias)

Não está incluído:

  • roupas de tempo / conjunto impermeável (bota, jardineira, jaqueta, luvas, gorros, etc).

  • equipamento de escalada e/ou acampamento

  • bicicleta nocaso de irmos pedalar

  • alimentação fora da embarcação


Ver a lista completa de equipamentos, sugestões, formulário, apostilas, checklist e muito mais em nossa página criada especialmente para nossos tripulantes.


Loading...
Loading...