Jardim Vertical – Como Fazer o Seu

Muitas pessoas gostariam de ficar em maior contato com a natureza, cultivando plantas e deixando o ambiente mais bonitos e vivos, porém boa parte delas mora em centros urbanos, com casas muitas vezes sem nenhum quintal ou então em apartamentos.

Em geral os apartamentos e casas tem todo o espaço aproveitado e sequer sobra espaço para um jardinzinho pequeno, o que acaba fazendo as pessoas deixarem de cultivar as plantas que tanto gostariam. Mas esse problema tem solução. Com um jardim vertical qualquer pessoa pode ter um cantinho verde na sua casa e se sentir mais ligado à natureza.

Nós vamos ensinar como fazer um jardim vertical para deixar sua casa ou varanda do apartamento mais bonita e viva, ou mesmo algum espaço interno que você quiser.

Como Fazer Jardim Vertical

Primeiro escolha as plantas que vai querer usar. Se não tiver intenção de gastar muito tempo cuidando das plantas (afinal, como qualquer jardim, precisa de cuidados), escolha plantas que sobrevivam bem com pouca água e assim você evitará ter que usar muito tempo no cuidado delas.

Você pode fazer diferentes tipos de jardim vertical. Depois de escolher as plantas, decida qual lhe agrada mais.

Algumas sugestões que são simples e baratas, além de muito comuns, são os jardins verticais com garrafa pet, com vasos meia-lua e com fibra de coco.

Garrafa Pet

Para fazer um jardim vertical com garrafa pet você vai precisar, além das garrafas pet (claro), de uma treliça que servirá de apoio, que poderá ser de madeira ou ferro, ou mesmo improvisada com alguma peça de madeira plana (ou ferro) com espaços para prender as plantas (pequenos portões são um exemplo).

É recomendado impermeabilizar a parede onde ficarão as plantinhas, já que mesmo que os vasos não tenham furos, na hora de regar pode ocorrer de molhar a parede ou respingar a terra dos vasinhos.

Jardim Vertical - Como Fazer - Garrafa Pet

Depois de prender a treliça na parede, é hora de fazer os vasinhos com as garrafas pet. A altura do corte vai depender do tamanho da planta que será colocada, sendo em geral a 12cm da tampa.

A tampa deverá ser furada para permitir o escoamento da água, mas o furo não precisa ser grande. Para prender o vasinho de garrafa pet poderá ser usado suporte para vasos de plantas ou então um arame.

Nesse caso, faça dois furos em um lado do vasinho de garrafa pet, com 2cm de distância, e ali passe o arame para prender na treliça. No vasinho pode ser colocado ainda um pedaço de manta bidim, assim o substrato não sairá pelo furo na tampa.

Depois é só colocar a mudinha de planta dentro, prender na treliça e cuidar do seu novo jardim!

Fibra de Coco

Se preferir usar outros métodos, como o da fibra de coco, compre uma placa de fibra de coco ou quantas quiser, e é possível comprar a placa já com o vaso. Nesse caso é não apenas recomendado, mas necessário que seja feita a impermeabilização da parede.

Jardim Vertical - Como Fazer - Fibra de Coco

Fixe as placas na parede com a ajudar de parafusos, e se quiser deixar a parede sem contato direto com a placa, pode utilizar madeiras parafusadas na parede paralelamente uma a outra, de modo que a distância seja suficiente para fixar em cima e embaixo do painel de fibra de coco.

Daí é só colocar a mudinha de planta e cuidar para que cresçam bonitas!

Vasos Meia-Lua

No último método sugerido, é mais fácil ainda. Basta comprar vasos meia-lua e prendê-los à parede, colocando a plantinha dentro.

Jardim Vertical - Como Fazer - Vaso Meia-Lua

Os vasos podem ser dispostos em linhas horizontais ou verticais, ou ainda da maneira que você preferir para deixar o ambiente mais bonito.

Com essas informações qualquer um poderá ter um lindo jardim vertical em casa mesmo e ficar mais perto da natureza!

Jardim Vertical – Vídeo

Veja ainda um vídeo com mais informações sobre jardins verticais para ajudar você a fazer o seu em casa!

No Comments

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *