fbpx

UMA NOVA GERAÇÃO DE NEGÓCIOS ESTÁ TRANSFORMANDO O BRASIL

NO QUE ACREDITAMOS

Negócios a serviço da redução das desigualdades sociais

Apoiamos empreendedores(as) e seus negócios a fim de potencializar soluções que possam endereçar alguns dos grandes desafios da nossa sociedade.

#artemisia15anos

15 anos de impacto, aprendizados e transformações

Desde 2005, apoiamos empreendedores(as) e seus negócios em busca da redução das desigualdades sociais no Brasil inspirados em um sonho: 100% dos brasileiros e brasileiras vivendo com dignidade e poder de escolha. Celebramos 15 anos de uma trajetória repleta de impacto, aprendizados e transformações.

#Aceleração

Inscrições abertas para a 2ª edição do Lab NIP - Negócios de Impacto da Periferia!

Em diversas periferias, vemos empreendedores e empreendedoras com alta potência de inovação. Para apoiar o fortalecimento desse empreendedorismo transformador, nós da Artemisia junto com A Banca, FGVcenn e parceiros de peso estamos lançando a segunda edição do Lab NIP, programa de aceleração de curta duração em formato online e 100% gratuito. Se você empreende em alguma periferia das regiões Sudeste e Sul do Brasil e quer ter seu negócio impulsionado, vem saber mais! As inscrições ficam abertas até 31 de março.

#Iniciativa

Fundo Volta Por Cima - apoio a negócios de impacto

Frente à crise, é ainda mais necessário apoiar empreendedores(as) de impacto que atuam nas periferias ou com públicos vulneráveis. Por isso, criamos o Fundo Volta Por Cima ao lado do Banco Pérola, A Banca e FGVcenn para conceder empréstimos a juro zero para que 55 negócios de impacto pudessem se manter ativos, garantindo empregos e renda. A iniciativa foi reconhecida no Prêmio Empreendedor Social 2020 na categoria 'legado pós-pandemia'.

#Vagas

Estamos com 6 oportunidades abertas no time da Artemisia!

Buscamos profissionais que acreditam que é possível ganhar dinheiro e mudar o mundo, se motivam pela causa do empreendedorismo de impacto e querem transformar o Brasil. Se você tem cabeça de dono(a), gosta de desafios, quer vivenciar um ambiente informal, dinâmico e empreendedor, essa oportunidade é para você! Importante: Incentivamos a candidatura de pessoas negras, indígenas, LBGTQIA+ e pessoas com deficiência, mesmo que não cumpram todos os requisitos descritos para a vaga. As inscrições estão abertas até o dia 10 de março!

POR QUE NEGÓCIOS

Integrar negócios e impacto social para gerar grandes transformações

Negócios podem trazer melhorias em nossa sociedade de forma escalável por meio de produtos e serviços desenhados para os desafios da população em situação de vulnerabilidade social e econômica. Acreditamos na força do empreendedorismo para transformações positivas por meio de soluções inovadoras para problemas complexos, sendo capazes de se sustentar e se multiplicar – sem depender de doações – e de impactar um grande número de pessoas.

Setores

Elaboramos Teses de Impacto Social em setores críticos para o desenvolvimento de nossa sociedade. Esses mapeamentos apontam as oportunidades de mercado focados nos principais desafios da baixa renda e orientam a identificação dos negócios para nossos programas.

Habitação Saiba Mais
Primeira Infância Saiba Mais
Serviços Financeiros Saiba Mais
Alimentação Saiba Mais
Energia Saiba Mais
Mobilidade Saiba Mais
Saúde Saiba Mais
Empregabilidade Saiba Mais

Focamos nos setores mais estruturantes para nosso país e nossa análise é constante para identificar outros temas e construir novas Teses de Impacto Social, cruzando os desafios sociais da população e as oportunidades para negócios atuarem nesses temas.

NOSSO SONHO: 100% das brasileiras e brasileiros vivendo com dignidade e poder de escolha

O QUE FAZEMOS

Trabalhamos para identificar e potencializar empreendedores(as) e seus negócios de impacto social

Somos pioneiros na busca e apoio a empreendedores(as) que contribuem para a construção de um país mais justo, ético e menos desigual. Por meio de nossos programas, impulsionamos negócios com alto potencial de impacto positivo, em diferentes setores de atuação.

Negócios Acelerados

Erê LAB

Primeira Infância | Acelerado 2016

Mobiliários urbanos lúdicos que potencializam o desenvolvimento cognitivo e psicomotor de crianças na primeira infância.

Desafio

A falta de acessos básicos e estímulos de qualidade na primeira infância podem romper um ciclo de oportunidades socioeconômicas por afetar o desenvolvimento infantil, que influencia o raciocínio, competências e comportamentos futuros, aumentando a probabilidade de pobreza na vida adulta.

Solução

Pioneira em reunir um programa de vantagens para a baixa renda e oferecer, gratuitamente, benefícios baseados nos comportamentos individuais do cidadão. Contabiliza pontos e recompensas com objetivo de reforçar comportamentos positivos. O principal programa é voltado ao incentivo à reciclagem: o indivíduo acumula pontos ao entregar resíduos; esses pontos podem ser trocados por bens de consumo e cursos de capacitação. A empresa aumenta a quantidade e qualidade do resíduo direcionado às cooperativas, reduz o volume O Erê LAB cria, desenvolve e instala mobiliários urbanos lúdicos e permanentes que potencializam o desenvolvimento cognitivo e psicomotor de crianças na primeira infância. Os brinquedos exploram temas da brasilidade e são inseridos em espaços democráticos com o intuito de potencializar a cultura cidadã.

Negócios Acelerados

Geekie

Educação | Acelerado em 2012

Plataforma tecnológica que leva aprendizagem personalizada a milhões de estudantes da rede pública e privada de todo Brasil.

Desafio

No Brasil, a cada dois estudantes que entram no Ensino Médio, um não conclui seus estudos. Além disso, 80% dos alunos que se formam tem desempenho abaixo do esperado em matemática e língua portuguesa. Os estudantes sentem que as ferramentas didáticas são ultrapassadas e pouco interativas, e por esse motivo, há baixo engajamento que resulta em níveis de aprendizado insatisfatórios.

Solução

A Geekie desenvolveu uma tecnologia que utiliza big data, sistemas de autoaprendizagem e uma plataforma web que personaliza o processo de aprendizagem para cada estudante, de acordo com suas necessidades e seu ritmo.

Negócios Acelerados

so+ma

Desenvolvimento Local | Acelerado em 2017

Programa de fidelidade criado para incentivar novos hábitos de consumo da baixa renda e um ambiente empreendedor que promova desenvolvimento social.

Desafio

Em 2015, quase 30 milhões de toneladas de resíduos foram descartados de forma inadequada e o Brasil recicla apenas 3% dos resíduos urbanos. Em contra-partida, se o lixo produzido pela sociedade brasileira fosse reciclado geraria R$ 8 bilhões anuais. A análise do mercado de fidelização – altamente comportamental – movimentou R$ 5,6 bilhões em 2016, reunindo 90 milhões de usuários no Brasil.

Solução

Pioneira em reunir um programa de vantagens para a baixa renda e oferecer, gratuitamente, benefícios baseados nos comportamentos individuais do cidadão. Contabiliza pontos e recompensas com objetivo de reforçar comportamentos positivos. O principal programa é voltado ao incentivo à reciclagem: o indivíduo acumula pontos ao entregar resíduos; esses pontos podem ser trocados por bens de consumo e cursos de capacitação. A empresa aumenta a quantidade e qualidade do resíduo direcionado às cooperativas, reduz o volume de lixo descartado incorretamente dentro das comunidades, cria o hábito do descarte correto, gera economia na renda familiar e propicia a melhoria da qualificação e autoestima das pessoas nas comunidades.

Negócios Acelerados

Vivenda

Habitação | Acelerado em 2013

Reformas habitacionais a baixo custo que torna as moradias de comunidades periféricas mais dignas e salubres.

Desafio

40 milhões de brasileiros moram em moradias inadequadas. Mais do que um problema de habitação, este é um problema de saúde pública. Muitas vezes, a população de menor renda realiza pequenas reformas gastando e média 30% a mais do que o necessário, pelo desperdício de material, mão de obra desqualificada e falta de acesso a crédito.

Solução

A Vivenda oferece um serviço completo de reformas habitacionais, incluindo planejamento, material, mão de obra e crédito para os kits cozinha, banheiro, sala, quartos e áreas de serviço. O serviço é entregue em até 10 dias e o pagamento pode ser parcelado.

Nossos resultados

A transformação já está acontecendo

+560

NEGÓCIOS APOIADOS
pelos nossos programas

+180

NEGÓCIOS ACELERADOS
desde 2011 na Aceleradora da Artemisia

+126mi

DE INVESTIMENTOS ARTICULADOS
em negócios acelerados

Esses números são resultado de muito esforço e trabalho no apoio aos negócios de impacto social no Brasil. Sabemos que ainda temos um longo caminho a ser trilhado para chegarmos ao nosso sonho e seguimos motivados para continuar contribuindo na potencialização do impacto social gerado pelos negócios.

Iniciativas

Primeira Infância

Diversos estudos apontam que a Primeira Infância (que vai dos 0 aos 6 anos) é uma das fases mais importantes para o desenvolvimento humano. Nesta etapa da vida, as bases cognitivas são estabelecidas e a qualidade dos cuidados e estímulos recebidos determinam competências e comportamentos que influenciam todo o futuro desta pessoa. Infelizmente, a desigualdade brasileira é um dos obstáculos para o desenvolvimento pleno dessa fase, e consequentemente da nossa sociedade. Crianças de famílias de baixa renda não possuem acesso à serviços básicos de qualidade que possibilitem condições justas de desenvolvimento, capazes de proporcionar uma vida futura mais próspera e digna. Frente à necessidade de oferecer oportunidades de desenvolvimento para todos, a Artemisia convidou a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, a Danone Early Life Nutrition e o Instituto Alana - organizações referência nesta temática - para correalizar uma iniciativa de desenvolvimento negócios de impacto social para a Primeira Infância, focados no público de baixa renda.

Iniciativas

Negócios de Impacto da Periferia

+ de 90% dos negócios de impacto social selecionados pelas aceleradoras, incubadoras e fundos são empresas comandadas por homens, brancos e com ensino superior completo; empreendedores que nasceram em um contexto social privilegiado. Uma nova geração de negócios de impacto social só será efetiva se a população das periferias brasileiras for protagonista na geração de negócios que solucionem seus problemas sociais e não apenas cliente ou beneficiário. Para potencializar os negócios das periferias, A Banca – em parceria com Artemisia e FGV Cenn – criou a Aceleradora de Negócios de Impacto da Periferia.

Iniciativas

Amazônia: Negócios para Floresta em Pé

A Amazônia vive um grande paradoxo. Por um lado, abriga 55% das florestas tropicais e 20% das águas doces fluviais do mundo e possui uma diversidade inestimável de vida e insumos. Do outro lado, sofre com os atuais modelos de negócios e setores predominantes na região, que geram devastação e desigualdade. Diante deste cenário, faz-se necessário o fomento de negócios e soluções que apresentem uma alternativa econômica mais sustentável para a região. Saiba mais! Junto com a Natura, traçamos uma estratégia de geração de valor compartilhado pautada nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Buscamos, selecionamos e apoiamos negócios com soluções de impacto socioambiental em estágio validação que exploram e fortalecem a real vocação da Amazônia.

Iniciativas

Fintechs e Educação Financeira

Quase 40% da população brasileira ainda não é bancarizada. 3 em cada 4 famílias sentem alguma dificuldade para chegar ao fim do mês com seus rendimentos. O baixo nível de educação financeira e a escassez de serviços financeiros que atendam às necessidades deste público contribuem para ampliar sua vulnerabilidade.

APOIE NOSSA CAUSA!

Somos uma organização sem fins lucrativos. Nosso trabalho só é possível por meio do apoio de pessoas e parceiros que acreditam em nossa causa e querem apoiar a construção de um país com iguais oportunidades para todos.