5 habilidades que todo o profissional de logística deve ter

A logística é um setor essencial nas empresas, uma vez que o bom andamento da área influencia diretamente na vantagem competitiva do negócio

A logística é uma área da administração extremamente importante, pois cuida do estoque e transporte de itens comercializados. O profissional de logística deve ter habilidades específicas, pois ele será o responsável pelo controle de fluxo, planejamento, armazenagem, produção, estoque e distribuição.

Geralmente, esse profissional é requisitado em indústrias, magazines, supermercados e demais empresas de médio a grande porte que possuem um volume considerável de vendas.

A logística é um setor essencial nas empresas, uma vez que o bom andamento da área influencia diretamente na vantagem competitiva do negócio.

Diante disso, as seguintes habilidades do profissional de logística são essenciais:

1- Ser inovador e ter uma visão global

O ramo da logística é bastante exigente, por isso, os profissionais precisam se capacitar constantemente caso almejam o crescimento dentro das companhias.

É fundamental que os colaboradores dessa área desenvolvam habilidades específicas para garantir melhores resultados para a empresa. Uma delas é a fluência em outro idioma, de preferência o inglês.

Isso porque a maioria das empresas que possuem um setor de logística, se relacionam com organizações estrangeiras, seja para comprar matéria prima, ou até mesmo vender seus produtos.

A fluência em outro idioma pode levar o profissional de logística a outro patamar. Afinal, ele terá melhores argumentos para negociar custos, avaliar riscos e outros aspectos legais da transação.

2- Ter facilidade no uso da tecnologia

Não é segredo para ninguém que os profissionais de logística devem saber usar vários tipos de softwares para facilitar o seu trabalho e o da empresa.

No geral, os sistemas de gestão empresarial são bastante utilizados, pois nele todos os setores são integrados para ter uma visão mais ampla do funcionamento do negócio.

Os CRMs também são utilizados para acompanhar as cargas, entregas e medir como está o relacionamento com o cliente.

O profissional de logística precisa ser inovador, sempre buscar soluções que levem agilidade e melhoria dos processos internos e externos das empresas.

3- Ter capacidade de liderança

É comum nessa posição ser um intermediador nas negociações, pois o profissional de logística está sempre em contato com fornecedores, empresas clientes e colaboradores internos.

Ter senso de liderança é fundamental para manter o setor organizado e com bom andamento. Pois o líder delega tarefas, promove uma atmosfera amigável de trabalho e resolve conflitos.

4- Capacidade de antecipação e resolução de problemas

Profissionais da área de logística devem ser ágeis, eficientes e proativos. A sua capacidade de antecipar riscos para o processo precisa ser aflorada para evitar atrasos e prejuízos para o negócio.

Quando um profissional de logística falha, outros setores da empresa sentirão o reflexo. Pois podem acarretar falta de matéria prima para o trabalho, problemas no relacionamento com o cliente e etc.

Por isso, ter uma visão estratégica para prever riscos e entrar com a solução rápida é uma das habilidades importantes que todo o profissional de logística deve ter.

5- Visão macro da empresa

O profissional de logística deve conhecer bem a empresa que atua, ter percepção de como funciona os outros setores e jamais ficar limitado somente ao seu. Dessa forma, ficará mais fácil melhorar os processos, contribuir para redução de custos e cumprir os prazos prometidos.

É importante que o profissional dessa área entenda que deve estar preparado para tomar melhores decisões em menos tempo e maximizar a eficácia e a qualidade de seu trabalho.

Gostou?

(0)Recomenda? (0)