Quais os impactos das mudanças tecnológicas no trabalho?

A repercussão dos avanços tecnológicos também vai impactar as pequenas e microempresas

Todos os dias surgem novidades quando o assunto é tecnologia, inclusive, algumas áreas estão completamente dependentes desse recurso. Por isso, surgem exigências do conhecimento dessas habilidades aos profissionais.

É inevitável que aconteça uma reestruturação nas empresas para que elas se adaptem a essas mudanças bastante significativas.

A repercussão dos avanços tecnológicos também vai impactar as pequenas e microempresas.

Impactos da tecnologia no trabalho

A nova realidade do mercado de trabalho é essa, não existe mais a possibilidade de retroceder.

A loja de roupas do bairro já tem redes sociais ou site e vende para outras cidades do Brasil. É comum perceber que o vizinho não sai todos os dias de casa para trabalhar, ele tem um computador e faz isso Home Office.

A tecnologia trouxe novas aberturas de mercado e portanto, soluções para um mercado que produz cada vez mais. Com isso, as empresas investem no surgimento de novas vagas de trabalho e eliminam cargos que ficarão obsoletos.

Para acompanhar essas mudanças tecnológicas, os profissionais devem ficar em constante alerta. Afinal de contas, as melhores oportunidades serão destinadas para aqueles que tiverem qualificação ligadas à criação, produção e manutenção desses recursos.

Além disso, as outras áreas também vão exigir determinados conhecimentos para uso das novas tecnologias. Aqueles que não buscarem aperfeiçoamento, correm muitos riscos de serem substituídos por profissionais mais capacitados ou por processos automatizados.

Profissões ameaçadas por robôs

Os processos automatizados estão começando a aparecer em determinados setores do mercado, embora ainda tímido esse movimento não deve ser ignorado.

De fato, algumas profissões correm mais riscos de substituição de pessoas por robôs.

Na área da indústria isso já é visto com bastante regularidade em determinadas funções que antes era um auxiliar de produção o grande responsável.

Nota-se também um movimento em alguns supermercados, onde o autoatendimento de caixas tem sido implementado.

As máquinas podem substituir alguns profissionais diante das mudanças tecnológicas, talvez esse será um dos grandes impactos futuros.

Contudo, a inteligência emocional não vai substituir o ser humano em funções que exigem criatividade, reflexão, empatia, inteligência emocional, comunicação humana e liderança.

Portanto, para os profissionais que estão começando agora no mercado de trabalho, essa análise de futuro é indispensável.

O papel da empresa diante da tecnologia

Não é um desafio somente para os profissionais, em contrapartida estão as empresas que precisam saber aplicar e gerenciar as inovações que surgem todos os dias.

As empresas que conseguem fazer isso, se destacam e conseguem aumentar a sua produtividade e lucratividade.

Para conseguir isso, é necessário uma visão estratégica, recursos financeiros e principalmente, um time de profissionais qualificados.

É fundamental entender que o peso das mudanças tecnológicas devem ser encarados com uma cabeça aberta para desenvolver o negócio e seguir rumo ao sucesso.

Os gestores precisam ajudar a capacitar o seu time, pois a tecnologia exige muitas habilidades.

Em contrapartida, os profissionais devem se empenhar em buscar conhecimento para conseguir se sobressair em um mercado extremamente competitivo.

Ambos precisam estar preparados para as mudanças radicais que os avanços tecnológicos vão trazer para o mercado de trabalho.

Gostou?

(0)Recomenda? (0)