Efeito Manada

Fazer o que todo mundo faz, do jeito que todo mundo faz. Como mudar isso em nossa vida?

A palavra, “manada” é um coletivo de um grupo de animais, que vive em sociedade e desloca-se para algum lugar no mesmo sentido juntos. Não distante somos mais parecidos com os animais do que imaginamos, os seres humanos, vivem também em sociedade e a maior parte deles busca andar os mesmos caminhos uns dos outros. Manada sugere uma reflexão em fazer o que os outros fazem, viver do jeito que os outros vivem, ir aonde os outros vão, comer o que os outros comem, coisas desse tipo. Também sugere uma reflexão sobre o quanto somos –talvez – acomodados, e aceitamos o que acontece em nossa vida pessoal e profissional.

Todas as pessoas em geral, tem um sonho, desde uma jovem Moça que sonha em encontrar o Amor da sua vida e se Casar, ou Menino que sonha um dia ter um Super Carro, a outros mais simples como Avôs que sonham em ter Netos, Pais que sonham em ver seus Filhos formados, e outros mais audaciosos, como ganhar na Loteria para aqueles que sempre fazem uma fezinha. Os sonhos acontecem por toda uma vida, dos mais simples aos mais impossíveis; todos sonhamos com uma vida melhor, um mundo melhor.

A vida real pode parecer até um filme, uma história que sempre vai ter sempre um mocinho e um bandido, um herói e um vilão, alguém em perigo, um final feliz ou triste. Imaginamos e projetamos nossa vida como se fosse um filme, nascemos, crescemos, estudamos, trabalhamos, casamos, formamos família, envelhecemos e morreremos; o roteiro comum à vida, e esperamos um final feliz.

A vida real não é um filme, ela cheia de reviravoltas e cheia de mudanças, ao qual resistimos muito, qualquer tipo de mudanças tendemos a desprezar e desconfiar. Então ficamos acomodados, diferente de um filme, se acontece alguma reviravolta em nossa vida que sai fora daquilo que imaginamos, que foge do nosso controle, acabamos por buscar estabilidade, algo que traga paz seja pessoal ou profissional.

Assim começa o “Efeito Manada”, começamos a fazer o que todo mundo faz para ter estabilidade, na verdade toda vida foi assim, já nos deram um roteiro pré-definido de como devíamos viver a vida. Quando nossos pais ensinaram que devemos ir a escola, escolher uma profissão, ir para faculdade e depois ter um emprego e trabalhar por vários anos até se aposentar, eles replicavam o “efeito manada” porque acreditavam que isso era o melhor para nós, que isso nos daria segurança para vida, e nunca fossemos surpreendidos pelo acaso e por reviravoltas que pudessem prejudicar.

Mas se eu quisesse viver de forma totalmente diferente a esse roteiro pré-definido que colocaram em minha vida? Por onde eu iria começar? O quê eu precisaria fazer?

O problema é que esse roteiro pré-definido, existe em nós muito antes de saber que ele existe; esta no cerne de nossa mente, gravado no nosso subconsciente. Por muitos anos essa é forma que a maioria das pessoas entende como a melhor forma de viver, que nossos pais entenderam que era o melhor para nós.

O problema esta na mente, automaticamente imaginamos esse caminho para seguir, e qualquer outro se torna mais difícil imaginar e buscar, o segredo é libertar primeiro a mente depois o corpo.

“A linha fora da curva”, devemos ser essa linha, aqueles que de alguma forma se destacam, saem padrões convencionais; são a linha fora da curva.

Para libertar sua mente 3 passos simples:

1º Passo - exame de consciência.

Faça um exame de consciência de toda sua a vida até este momento. Quais foram seus sonhos, conquistados e não conquistados? As dificuldades que você passou até aqui, as alegrias e choros, vitórias e derrotas, os erros e acertos. Você chegou onde gostaria? Quais são seus sonhos futuros? Você esta disposto a lutar por eles?

Esse passo é importante, porque é sabendo de onde viemos, que vamos saber para onde iremos.

2º Passo – registre o momento.

Depois que você fizer o primeiro passo, você deverá ter chegado alguma reflexão, registre por meio de texto, ou até mesmo no gravador de voz do celular quais foram suas reflexões, e o que você tirou de bom e ruim dessas reflexões, e o quê você espera do futuro, dos seus sonhos e quais são suas metas a partir de agora?

Fazendo o segundo passo, automaticamente você vai visualizar qual caminho esta seguindo, se você esta no “Efeito Manada”. Só de fazer esse exercício você será a diferente da maioria, uma linha fora da curva.

3º Passo - mãos na massa, vamos à prática.

Feito o primeiro e segundo passo, no terceiro defina algo para você fazer que seja bem simples e fácil, mas que ajudará a você a ter uma mente livre; no início pode ser bem simples, você pode começar lendo um livro, ou até mesmo buscando conteúdo na internet relacionado ao assunto, como vídeos, artigos, podcasts etc. No caso de Livros, busque por livros cuja o titulo indique algo fora do normal, isso abrir a imaginação e também a mente. Esse processo de ler, ou de experimentar outros conteúdos, aos poucos vai mudando nosso pensamento, formando uma nova opinião e um novo jeito de ver as coisas a nossa volta.

Livros que podem ajudar você a libertar sua mente e também o corpo:

1º “Ponto de Inflexão” – Flávio Augusto da Silva, fundador da Wise Up escola de inglês, e dono do Orlando City, time de futebol na liga norte americana.

2º “Roube como um Artista” – Austin kleon. Um livro que fala sobre criatividade, e como podemos criar coisas novas, misturando o que já existe.

Em tudo existe luta, pagar o preço também é necessário. Qual é o preço para ter uma mente livre? O preço vai ser sempre aquilo que você precisará abrir mão, deixar de fora para que o novo entre. Com certeza uns dos preços cobrados vai ser o das criticas, daqueles que não compartilharão dos seus pensamentos e sonhos, que vão criticar por pensar diferente, por não aceitar que eles vivem como a maioria, no “Efeito Manada”, e que você é diferente e busca um outro caminho a “Linha fora da curva”.

Gostou?

(0)Recomenda? (0)